Transportes públicos com serviços especiais na Passagem de Ano do Porto

A Metro do Porto, a STCP e a CP – Comboios de Portugal vão ter serviços especiais ao longo da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro.

A festa de final de ano na cidade do Porto acontecerá com espetáculos em três locais distintos (Aliados, Cordoaria e Poveiros), estando previsto que se prolonguem até perto das 4h30 da madrugada. HMB, Aurea e Amor Electro irão fechar e abrir o ano com música.

Metro do Porto com mais viagens

Todas as linhas do metro estarão em funcionamento contínuo durante toda a noite de fim de ano, exceto a Linha Violeta (E) – liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto -, que encerra à 1 hora. Além disso, serão realizadas mais viagens nas várias linhas e utilizados mais veículos duplos.

O reforço terá início às 20 horas do próximo domingo, dia 31 de dezembro.

A Linha Azul (A) – liga o Estádio do Dragão ao Senhor de Matosinhos – funcionará com uma frequência de 10 minutos, até às 3 horas, e de 15 minutos daí em diante. Nesta linha, entre as 2 horas e as 6 horas, o términos Norte das viagens passa a fazer-se na câmara de Matosinhos.

Na Linha Vermelha (B) – liga o Estádio do Dragão à Póvoa de Varzim -, haverá partidas de 30 em 30 minutos até às 5 horas. Depois disso, até às 6 horas, o tempo de espera passa a 60 minutos.

A Linha Verde (C) – liga Campanhã ao ISMAI – terá viagens de 15 em 15 minutos, até as 24 horas, e de 30 em 30 minutos até as 5 horas. De seguida, até às 6 horas, realiza-se apenas uma partida nesta Linha, em cada um dos sentidos.

Na Linha Amarela (D) – liga Santo Ovídeo ao Hospital São João -, a frequência de viagens manter-se-á nos 10 minutos, até às 22 horas. Das 22 horas às 3 horas, os veículos circularão com intervalos de aproximadamente 8 minutos. Entre as 3 horas e as 5 horas, os tempos de espera voltam a ser de 10 minutos e, daí em diante, de 15 minutos.

Na linha Laranja (F) – liga Fânzeres à Senhora da Hora -, os veículos terão um intervalo de 20 minutos entre si, até às 3 horas, e de 30 minutos até às 6 horas. Ainda no sentido de dar resposta ao elevado número de clientes que se esperam nesta noite festiva, haverá viagens adicionais entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora, durante toda a noite.

No sábado, dia 30 de dezembro, a Metro do Porto reforçará também as viagens, devido à Corrida de São Silvestre.

STCP com o dobro dos autocarros

A Rede de Madrugada começará a operar às 21 horas e até às 5h30, com o dobro dos autocarros nas linhas que vão para a Baixa, nos troços de maior procura. A linha 800 funciona também durante a madrugada, para proporcionar uma ligação mais direta e rápida ao Centro de Gondomar durante toda a noite.

A rede noturna funcionará com autocarros de maior capacidade, assegurando os percursos e horários habituais, a que se somam os autocarros das linhas da madrugada.

Os términos mudarão de local, uma vez que, por exemplo, os Aliados não permitirão passagem de autocarros.

CP com bilhetes promocionais

Na noite de Passagem de Ano os comboios urbanos de Lisboa e do Porto terão mais veículos. Além disso, nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, haverá um bilhete promocional de ida e volta, por 2€ por pessoa.

Os bilhetes estarão disponíveis nas bilheteiras e nas máquinas de venda automática entre 26 e 30 de dezembro e são válidos para viagens com destino a Porto São Bento a partir das 12h do dia 31 de dezembro e até ao final do dia 1 de janeiro.

Nos parques pagos das estações, a CP afirma ainda que oferecerá “preços bonificados”.

Trânsito condicionado nas principais vias da Baixa do Porto

Devido às celebrações do Fim de Ano e à Corrida de S. Silvestre, algumas das ruas da Baixa do Porto estarão cortadas ao trânsito de sábado, dia 30 de dezembro, a dia 1 de janeiro, sendo que a câmara do Porto disponibilizou um plano de mobilidade.

Há também a possibilidade da utilização dos parques de estacionamento que adotam o sistema “Park & Ride” – mediante a validação do Andante, é possível estacionar o automóvel em horário alargado e por um preço especial (95 cêntimos). Esses parques localizam-se na Casa da Música, Campo Alegre, Trindade, Campo 24 de Agosto e Estádio do Dragão e podem ser utilizados até 12 horas.

Deixe um comentário

error: Content is protected!