Obras na Ponte da Lagoncinha em Famalicão

Foto: Ricardo Resende/Unsplash

As obras de conservação e valorização da Ponte da Lagoncinha, na freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, arrancaram este mês e preveem interdições ao trânsito.

Entre 22 de janeiro e 30 de março, o trânsito estará interdito entre as 7h30 e as 17h30 e, a partir de 31 de março até 31 de maio, será totalmente interdito durante os seis meses de previsão de duração da obra na ponte.

O programa de intervenção integra, segundo o site da autarquia, “o tratamento e limpeza das cantarias em granito, o restauro e nivelamento do tabuleiro da ponte com pendentes para a drenagem das águas pluviais e consolidações estruturais e pontuais de fissuras existentes nos paramentos e intradorso do tabuleiro da ponte”.

Até agora, foi realizada a limpeza da vegetação de pequeno e médio porte que circundava a ponte e, a partir de 22 de janeiro, serão efetuadas intervenções na edificação que colocarão várias restrições ao trânsito.

A requalificação da ponte que fica sobre o rio Ave surge no âmbito do financiamento proveniente da recente integração na Rota do Românico do Ave e implicará um investimento de cerca de 154 mil euros – contando com o cofinanciamento de cerca de 128 mil euros, pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O objetivo será, lê-se, “por um lado, eliminar os fatores de risco e de degradação infraestrutural e melhorar as condições de segurança e, por outro, proteger e salvaguardar os elementos patrimoniais e melhorar as condições de fruição”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta