O artista croata, Nikolas Listes, venceu o 20° Grande Prémio PortoCartoon, cujo tema era “Limpar o Planeta”, com uma caricatura intitulada de “Clean Fishermens”, que retrata a poluição dos oceanos com pescadores a recolher o peixe do mar, limpando-o numa máquina de lavar roupa para ser, posteriormente, servido no prato.
O segundo e terceiro prémio foram atribuídos ao italiano, Agim Sulaj e ao brasileiro Cau Gomez, respetivamente.
Nesta edição, Amália Rodrigues e Woody Allen foram as duas grandes referências para o tema do Prémio Especial de Caricatura, que foi atribuído a dois portugueses, António Santos-Santiagu, com uma interpretação da fadista portuguesa, e Pedro Silva, no Prémio Woody.
Na mesa de júris estiveram presentes, Bernard Bouton (presidente da FECO), Francisco Ferreira (Presidente da Associação Zero), Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Roberto Merino (encenador), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha) e António Campos (representante da Fundação Amália Rodrigues).
A 20° edição do PortoCartoon registou o maior número de participações, com cerca de 2500 obras de 550 artistas, oriundos de 80 países diferentes. Portugal foi o país com a quinta maior participação.
Em junho, os vencedores receberão os troféus, desenhados por Siza Vieira, e os Prémios durante a cerimónia de abertura da exposição, a decorrer nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto.