Festival da lampreia no Minho e em Penafiel

No Minho, até 15 de abril decorre a degustação da lampreia. Em Penafiel, a rota da desta iguaria acontece de 21 de fevereiro a 31 de março nos restaurantes aderentes.

A ADRIMINHO e os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, promovem a décima edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”.

Durante este período, os seis municípios minhotos aliam propostas culturais ao programa gastronómico, como atividades de turismo e aventura e visitas a museus e produtores locais.

Outra atividade é ainda uma caminhada “Pela rota das Pesqueiras”, uma parceria entre o Município de Melgaço e Arbo, que acontece a 31 de março. Os participantes poderão conversar com os pescadores, “participar” na pesca da lampreia, aprender a fazer as redes de pesca, a escalar e a preparar as lampreias. No final, haverá degustação de alguns pratos confecionados com esta iguaria.

Em Penafiel, o festival decorrerá na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, que terá uma tenda gigante, com quatro restaurantes para servir lampreia e animação.

A partir do próximo dia 21 começa também a rota da Lampreia, que conta com a adesão de treze restaurantes do concelho de Penafiel e um do Marco de Canaveses até 31 de março.

A lampreia pode ser ensopada no molho do próprio sangue, a maneira mais habitual de a preparar, com arroz ou estufada; marinada em vinho verde tinto; ensopada e servida com pão frito; de cabidela; ou à bordalesa; e até em folhados.

Deixe um comentário

error: Content is protected!