Penafiel vai acolher marcha silenciosa em defesa do Rio Sousa

Esta quarta-feira, Dia Mundial dos Rios, decorrerá em Penafiel, uma “Marcha em Defesa do Rio Sousa”, organizada pelo Movimento Rio Sousa.

A marcha partirá, a pé e em silêncio, do Tribunal Judicial de Penafiel, pelas 18 horas, em direção à Câmara Municipal, onde vai ser entregue um manifesto.

No documento enviado às redações, o movimento explica que, “nos concelhos da bacia hidrográfica do Rio Sousa, a preservação ambiental tem sido, ao longo de anos, relegada para segundo plano” e que “a qualidade de vida da população desses concelhos tem sido menosprezada”. Referem as “descargas constantes”, “culturas intensivas nas margens do rio” e o “uso abusivo de pesticidas e fertilizantes” como algumas das ações que interferem diretamente com a qualidade da água.

Desta forma, pretendem que a Agência Portuguesa do Ambiente (Autoridade Nacional da Água) e as Câmaras Municipais dos concelhos pertencentes à Bacia do Rio Sousa “se dignem a pronunciar-se relativamente a este assunto apresentado, diligenciando, por todos os meios possíveis, a investigação e consequente responsabilização das empresas e/ou entidades que concorrem para a degradação do Rio Sousa e afluentes”.

Além disso, mostram-se também disponíveis para “participar e ajudar” em ações de sensibilização junto da população.

Dia Mundial dos Rios motiva também encontro intermunicipal

Ainda no âmbito da celebração deste dia, a Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com os municípios de Felgueiras, Lousada e Paredes, vai promover um Encontro Intermunicipal pela Defesa do Rio Sousa, pelas 11 horas, no Moinho da Ponte de Novelas, em Penafiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!