O município de Lousada entregou, no final do mês de janeiro, as bandeiras do Desafio BioEscola 360 às três escolas vencedoras no ano letivo 2018-2019, assinalando o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.
A EB do Carmo (Santo Estêvão) ficou em primeiro lugar, a EB Igreja (Figueiras) em segundo e a EB de Sousela em terceiro, neste desafio que foi lançado a todas as escolas do primeiro ciclo de Lousada.
As escolas foram incentivadas a poupar água, energia elétrica e gás e a aumentar a separação de resíduos recicláveis. As poupanças criadas, face à média dos três anos letivos anteriores, foram devolvidas, em dinheiro, às escolas participantes, num total de 25 mil euros.
Além disso, os estabelecimentos escolares foram ainda pontuados num total de oito critérios de sustentabilidade que incluem, por exemplo, a participação em ações de voluntariado ou em oficinas BioEscola, refere um comunicado da autarquia.
No ano letivo em curso, o município volta a incentivar as escolas a melhorar as suas práticas ambientais e de cidadania, através da participação neste desafio, cujos resultados vão ser anunciados no final do ano letivo.