Até dia 21 de março o trabalho de diversos poetas será celebrado no festival “Poesia à Mesa”, em São João da Madeira. Começou no sábado à noite na Casa da Criatividade.
O evento inicia-se com a presença de Pedro Lamares e Lúcia Moniz, no espetáculo “Para atravessar contigo o deserto do mundo”. O principal objetivo é lembrar a amizade de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, essencialmente a poesia trocada em altura de ditadura. Os bilhetes estão à venda.
Desde sábado que a cidade é invadida pelas palavras dos poetas, segundo a Câmara Municipal, desde ações em locais e contextos inusuais, como escolas, restaurantes, fábricas, autocarros, mercado municipal, centro de saúde, e os espaços culturais. A poesia será cantada, conversada, exposta e trabalhada por toda a cidade.
O festival contará ainda com a presença do jornalista Fernando Alves, Pedro Lamares, Lúcia Moniz, Ana Deus E João Paulo Esteves da Silva.
Nesta 18.ª edição, os seis poetas homenageados são Andreia C. Faria, Fernando Assis Pacheco, Herberto Helder, Mário-Henrique Leiria, Soror Violante do Céu e Mafalda Veiga, que é a convidada especial da Peregrinação Poética, e os comissários são José Fanha e Paulo Condessa.