OPINIÃO: Solstício de Inverno

Ultimamente tem-me acontecido muitas vezes isto: estou a refletir sobre o imperativo categórico de Kant e lembro-me que ainda não comprei nada para o Natal. O que é inadmissível. Mas não é roubar nem matar de maneira que o chá chega para aliviar o meu estado de agitação.

O Natal é a celebração secular mais bonita do mundo e a celebração religiosa que mais aproxima os humanos uns dos outros. O Avante é a segunda.

O dia de natal é sempre um dia muito bonito. É sobre o nascimento de Cristo. Que fará no próximo ano 2021 anos. E depois morrerá. É uma comemoração agridoce. Mas depois ressuscita quase com 2022 anos. E depois volta a morrer, e anda nisto há séculos a ver se cola.

Cristo é Cristo e não tenhamos dúvidas que é um tipo bafejado pela sorte. Primeiro descobre que seu pai é Deus, logo tudo é-lhe permitido. Ou seja: não chumba por faltas. Já imaginaram chegar a casa e a vossa mãe dizer-vos: “há uma coisa que te queremos contar já há muito tempo, Carlos António. É o seguinte: o teu pai, não é o Joaquim Maria, Carlos António, mas Deus. O teu pai é Deus, Carlos António! É ele que te tem justificado as faltas!”.

Mais tarde, o menino Jesus encontra uma prostituída à época, Maria Madalena, que, por acaso, subiu de tal maneira na vida que chegou a santa. Portanto, o menino jesus à primeira oportunidade é-lhe dado uma santa e pecadora na mesma mulher, logo obteve o melhor do mercado.

Para que não bastasse tudo isso ainda lhe é oferecido uma vida eterna. Já vai para as duas mil e vinte e uma vidas. Grande parte das pessoas não tem mais que meia vida para corrigir o que fez de errado. Jesus ultrapassou as vinte mil e ainda comete erros de principiante deixando um vírus que mata. Só espero que neste solstício de inverno corrija isso e à meia-noite de 24 para 25 nos traga a vacina. Não é que acredite muito nele, porque não acredito: veja-se o cancro, mas enfim, entre acreditar em deus e acreditar que o nosso tio nos rouba o nariz com o golpe das mãos, venha o diabo e escolha.


Nótula em jeito de recomendação:

Este livro: Qualquer livro de Raúl Brandão.
Esta série: Francisca, Manoel de Oliveira

Deixe um comentário

error: Content is protected!