Lançada agência europeia para o Empreendedorismo em Portugal

Foto: República Portuguesa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, lançou durante a Web Summit, em Lisboa, a agência europeia para o empreendedorismo, Europe Startup Nations Alliance (ESNA).

Segundo o Governo, esta é a “primeira entidade com a missão de apoiar os governos europeus na melhoria das condições estruturais para as startups, para garantir que possam crescer em qualquer estágio do seu ciclo de vida”.

A ESNA ficará sediada em Lisboa e o seu lançamento regista o começo da fase de implementação da EU Startup Nations of Excellence (EU SNS).

Após o lançamento da ESNA, o ministro afirmou, na conferência de imprensa, que esta iniciativa resulta de “um esforço feito por todos os países europeus – que começou na presidência portuguesa do Conselho de União Europeia – para que a Europa possa tornar-se num continente de startups e de unicórnios”.

A EU SNS, lançada em março de 2021, já foi assinada por 27 países, dos quais 26 Estados-membros da União Europeia e Islândia. O papel da ESNA foca-se na ação e em apoiar os seus países membros a tornarem-se numa nação startup, na medida em que resulta de um acordo político, em toda a Europa, com o objetivo de garantir que as startups europeias aproveitem as circunstâncias mais favoráveis para crescer em todas as fases do seu ciclo de vida.

A ESNA também monitorizará o progresso dos países membros na implementação das melhores práticas, assim como fornecerá apoio técnico aos governos dos países membros da ESNA.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta