Artista brasileiro conquista Grande Prémio do 23.º PortoCartoon-World Festival

Foto: Ana Regina Ramos

O artista brasileiro Cau Gomez conquistou o Grande Prémio do 23.º PortoCartoon-World Festival, com obra intitulada “A Peste”, que constitui uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente.

O segundo prémio foi atribuído a Tony Tasco, da Bélgica, e o terceiro a Luis Fernando Echeverri (Fernando Pica), da Colômbia. Os vencedores dos prémios desta edição vão marcar presença em todo o programa do festival.

Foto: Grande Prémio | Museu Nacional da Imprensa

O 23.º PortoCartoon-World Festival vai ser inaugurado a 26 de novembro, no Museu Nacional da Imprensa (MNI), com o tema Saúde. O certame vai abrir com a Cerimónia de Entrega de Prémios e troféus (desenhados por Siza Vieira) e inauguração da exposição, no museu. A mostra vai ficar patente na Galeria Internacional do Cartoon até final de março de 2022, indica um comunicado da organização.

Foto: Segundo Prémio | Museu Nacional da Imprensa

Na exposição, vão poder ver-se dezenas de obras selecionadas pelo Júri Internacional, composto por Peter Nieuwendjik (presidente da FECO), Maria Milano (designer italiana), Roberto Merino (encenador chileno), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha) e Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa). Dada a grande quantidade de trabalhos constantes desta edição, vai haver uma exposição virtual articulada com os desenhos expostos no museu.

Esta edição do evento (inaugurado em 1999 pelo Presidente da República, Jorge Sampaio) recebeu mais de 2.700 obras, de cerca de 500 artistas, oriundos de 64 países distintos, de todos os continentes.

Foto: Terceiro Prémio | Museu Nacional da Imprensa

Nos dias 27 e 28 de novembro, vai decorrer ainda a Festa da Caricatura, na Estação de São Bento, contando com a presença de vários artistas. Vai decorrer ainda também as ruas PortoCartoon (Fábrica e Cândido dos Reis), uma iniciativa desenvolvida em articulação com a autarquia.

No ano passado, o MNI lançou uma Galeria Virtual Anti-COVID com quase mil trabalhos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta