A oitava jornada da I Liga ficou marcada pelo jogo entre o Vitória SC e o SL Benfica. Os vimaranenses travaram o líder, mantendo a partida sem golos. O FC Porto venceu o SC Braga por 4-1, estando ambos com 19 pontos, a apenas três das águias.
Sexta-feira, 30 de setembro: Sporting CP 3 – 1 Gil Vicente FC
Morita (16′), Pedro Gonçalves (22′) e Rochinha (82′) deram o triunfo à equipa da casa. Fran Navarro reduziu já ao cair do pano. Aos 11 minutos, o primeiro grande desequilíbrio criado que deu em golo de Paulinho. Cantava-se o “Freed From Desire” em Alvalade até Tiago Martins, auxiliado pelo VAR, anular o golo por fora de jogo.
Com este resultado, o Sporting CP ascende ao sétimo lugar, com 13 pontos, e o Gil Vicente FC fica no 13.º posto do campeonato, com nove pontos.
FC Porto 4 – 1 SC Braga
Os dragões voltaram às vitórias no jogo frente aos bracarenses. Os golos azuis e brancos foram apontados por Evanilson, Eustáquio, Pepê e Galeno, já o do SC Braga foi um autogolo de Pepe.
O FC Porto entrou melhor no jogo, mais pressionante e mais posse de bola, com Pepê a destacar-se como dinamizador do futebol portista. Lentamente, o SC Braga foi conseguindo segurar algumas bolas nas zonas mais ofensivas durante os minutos que procederam os golos do FC Porto.
O FC Porto soma agora os mesmos 19 pontos do SC Braga, com vantagem no confronto direto, seguindo ambos a dois pontos do líder SL Benfica.
Sábado, 01 de outubro: FC Vizela 1 – 0 Portimonense SC
O FC Vizela conseguiu a primeira vitória caseira ao bater o Portimonense SC por 1-0. Um golo do central brasileiro Anderson, aos 14 minutos, selou o triunfo do conjunto comandado por Álvaro Pacheco.
A formação da casa passou a somar oito pontos, estando no 14.º lugar, enquanto o Portimonense SC manteve-se com 15, na sexta posição.
CD Chaves 1 – 1 GD Estoril Praia
A formação anfitriã adiantou-se aos 39 minutos, por intermédio de Héctor, mas os ‘canarinhos’, que tinham desperdiçado um penálti, por Francisco Geraldes, aos 25′, restabeleceram a igualdade aos 76′, por Rodrigo Martins.
Na classificação, o GD Estoril Praia segue no oitavo lugar, com 12 pontos, enquanto o CD Chaves está no 12.º posto, com nove.
Vitória SC 0 – 0 SL Benfica
À oitava jornada o SL Benfica cedeu pontos. No Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, a equipa da Luz não foi além de um empate sem golos em jogo contra o Vitória SC.
Os minutos iniciais mostraram um SL Benfica com mais posse de bola, mas sem conseguir aproximar-se da baliza vimaranense ou com boas soluções para fazer fluir o jogo.
Aos 17 minutos, deu-se um momento caricato no D. Afonso Henriques, com o passe de André André a embater no árbitro Rui Costa e a bola a regressar ao capitão vimaranense, que errou o passe e o juiz a atribuir a posse aos encarnados.
Numa altura em que o Vitória SC mostrava algumas limitações e cansaço, aos 62 minutos, André André caiu na área num lance com Florentino e, inicialmente, Rui Costa assinalou grande penalidade. Depois de escutar o VAR e visionar as imagens, o árbitro reverteu a decisão e mostrou cartão amarelo a Safira.
Com este resultado, os encarnados mantêm a liderança, com 22 pontos, mas veem encurtada a distância face ao SC Braga e FC Porto. O Vitória SC é nono, com 11 pontos.
Domingo, 02 de outubro: Rio Ave FC 1 – 0 CD Santa Clara
Um golo do ganês Emmanuel Boateng, aos 15 minutos, selou o triunfo dos vila-condenses. Um embate em que os forasteiros acabaram com 10, por expulsão do togolês Kennedy Boateng, aos 66′.
O Rio Ave FC passou a somar nove pontos, estando no 11.º lugar, enquanto o CD Santa Clara manteve-se com cinco, no 16.º posto.
FC Paços de Ferreira 1 – 1 FC Arouca
O FC Paços de Ferreira, ainda sem vitórias, e o FC Arouca empataram a um golo. A formação da casa adiantou-se no marcador aos 61 minutos, por intermédio do internacional argentino Nicolás Gaitán, ex-jogador do SL Benfica, mas, aos 84′, o palestiniano Oday Dabbagh restabeleceu a igualdade.
O FC Paços de Ferreira passou a somar dois pontos, no 17.º e penúltimo lugar, enquanto o FC Arouca, que somou o quinto jogo sem ganhar, contabiliza nove, estando em 10.º lugar.
FC Famalicão 4 – 0 Boavista FC
Ivo Rodrigues, aos 25 minutos, o panamiano Puma Rodríguez, aos 44′, o francês Zaydou, aos 52′, e o brasileiro Gustavo Assunção, aos 85′, apontaram os tentos do conjunto comandado por João Pedro Sousa, em estreia na sua segunda passagem pelo clube.
Com esta vitória, o FC Famalicão saltou para o 15.º lugar, com sete pontos, enquanto o Boavista, que vinha de três vitórias seguidas, manteve-se com 15 e desceu ao quarto lugar.
Segunda-feira, 03 de outubro: CS Marítimo 1 – 2 Casa Pia AC
A jogar em casa, o conjunto madeirense até marcou primeiro, por intermédio de Bruno Xadas, mas o Casa Pia AC respondeu de imediato, por Clayton, e ao intervalo o resultado estava igualado a um golo.
No arranque do segundo tempo, o Casa Pia AC viu-se reduzido a dez jogadores, por expulsão de Zolotić, e o CS Marítimo beneficiou de uma grande penalidade, mas Xadas não aproveitou. A meio do segundo tempo, foi o CS Marítimo a ficar também reduzido a dez jogadores, por expulsão de Vítor Costa, com o Casa Pia a beneficiar de uma grande penalidade. Leonardo Lelo mostrou maior eficácia da marca do ‘castigo máximo’ e colocou a equipa na frente do marcador.
A partida ainda teve dez minutos de compensação e, até ao apito final, o CS Marítimo tudo tentou para chegar ao empate e somar, assim, o seu primeiro ponto na prova, mas o resultado não sofreu mesmo mais alterações. O CS Marítimo segue com zero pontos em oito jogos, o 18.º e último lugar.
Quanto ao Casa Pia AC, chegou aos 17 pontos, permitindo-lhe subir ao quarto lugar, a apenas cinco pontos do líder, SL Benfica.