O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão do mundo de “short race”, especialidade de maratonas, na sua terra natal, em Ponte de Lima, no Campeonato do Mundo de Maratona.
Pimenta, que esteve sempre na frente, cumpriu a prova em 12.49 minutos, batendo o dinamarquês Mads Pedersen, que ainda forçou na reta final, por 65 centésimos de segundo. José Ramalho, campeão em 2021, foi oitavo, a 31,87, depois de um problema na primeira portagem que o atrasou, irremediavelmente.
A dupla portuguesa, Pimenta e Ramalho, venceram a prova na categoria de K2, que lhes valeu o ouro. Estiveram sempre na frente da corrida e foram os mais fortes no final dos 29.800 metros de percurso no Rio Lima, impondo-se em 1:58.04. Esta foi a sétima medalha de Portugal na competição.
O total dos medalhados foram: ouro de Fernando Pimenta na “short race”, do ouro de Pimenta e Ramalho, do ouro em C1 na distância longa e bronze na short race da júnior Beatriz Fernandes, do bronze dos júniores Ana Pereira e Joel Miranda também em C1 e da prata de José Ramalho em K1.