22.ª Jornada I Liga: FC Porto perde e afasta-se do líder SL Benfica

O FC Porto perdeu na receção ao Gil Vicente FC por 2-1 e afastou-se do líder SL Benfica, estando agora a oito pontos do primeiro classificado. O SC Braga poderia ter aproveitado e ultrapassado os dragões, contudo, também perdeu no terreno do rival Vitória SC, por 2-1.

Sexta-feira, 24 de fevereiro: FC Famalicão 1 – 0 Portimonense SC 

Um golo de Sanca já perto do final a dar os três pontos aos famalicenses que, assim, ultrapassam a equipa de Paulo Sérgio na tabela classificativa e estão em décimo lugar. Já o Portimonense é 12.º na tabela, com 26 pontos. 

 

Sábado, 25 de fevereiro: FC Arouca 2 – 0 Casa Pia AC   

Rafa Mujica saltou do banco para oferecer os três pontos à equipa liderada por Armando Evangelista. Na primeira meia hora de jogo não houve espaço a oportunidades de golo. Jogo equilibrado, com a balança a pender para o lado do Casa Pia AC.  

Já no segundo tempo, o Casa Pia AC voltou a entrar apostado em chegar primeiro ao golo e voltou a ter a primeira oportunidade para fazê-lo, mas a expulsão de Beni Mukendi, por acumulação de amarelos, a quinze minutos dos 90′, acabou por ser fatal para os visitantes. A partir desse momento, o FC Arouca assumiu o domínio total da partida e foi capaz de chegar aos golos. 

Aos 80 minutos, numa transição rápida, Sylla assistiu Rafa Mujica para o primeiro – o avançado espanhol tinha entrado pouco depois da hora de jogo, e, aos 90’+4′, o mesmo Mujica deu a vitória.

O FC Arouca ultrapassa o Casa Pia AC na tabela, fixando-se no sexto lugar, com 33 pontos. O Casa Pia AC é sétimo, com 32.

FC Vizela 0 – 2 SL Benfica 

Um jogo ríspido no norte do país, muitas faltas e vários golos perdidos por parte da equipa da casa. Valeu a eficácia do líder da I Liga, ou melhor, de João Mário. Dois golos que se traduziram em mais três preciosos pontos nas contas para o título do SL Benfica.  

Com este resultado, o SL Benfica lidera a competição, com 59 pontos, mais oito do que o FC Porto. O FC Vizela segue no 11.º lugar, com 26 pontos. 

 

Domingo, 26 de fevereiro: Rio Ave FC 1 – 0 CD Chaves 

O único golo da partida surgiu perto do arranque do segundo tempo e permitiu ao conjunto de Vila do Conde ficar com os três pontos da vitória. A jogar em casa, o Rio Ave FC entrou melhor e ficou perto de marcar logo aos 7 minutos. Guga, aos 19 minutos, e Fábio Ronaldo, aos 25, voltaram a ameaçar e só já depois da meia hora de jogo o CD Chaves conseguiu criar perigo, por Euller. 

Com o triunfo, o Rio Ave FC é nono classificado, com 27 pontos. Quanto aos flavienses caíram para o 13.º lugar, com 26 pontos. 

FC Paços de Ferreira 1 – 3 Boavista FC 

Os axadrezados saíram para o intervalo a vencer por 1-0, chegaram mesmo ao 3-0 e o melhor que os anfitriões, últimos da tabela, conseguiram foi chegar ao tento de honra, à passagem da hora de jogo. 

Com este triunfo, o Boavista FC subiu ao oitavo posto, com 29 pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira, que somou a 16.ª derrota na competição, permanece na 18.ª e última posição, com 12 pontos. 

FC Porto 1 – 2 Gil Vicente FC 

A noite até começou bem para a equipa de Sérgio Conceição, que marcou logo aos quatro minutos por Taremi, mas tudo mudou a partir daí. Fran Navarro empatou a partida, João Mário viu o vermelho direto e Murilo marcou o penálti que consumou a cambalhota no marcador para os gilistas, tudo isto antes do intervalo. 

Na segunda parte, a expulsão de Uribe, por acumulação de amarelos, complicou ainda mais a tarefa do FC Porto. Os campeões nacionais atrasam-se, assim, na luta pelo título, estando com 51 pontos, a oito do líder SL Benfica. Já o Gil Vicente FC está em 14.º, com 26 pontos.  

 

Segunda-feira, 27 de fevereiro: Vitória SC 2 – 1 SC Braga 

Arsenalistas desperdiçaram a oportunidade de chegar ao segundo lugar da Liga, depois da derrota do FC Porto. O jogo começou equilibrado e intenso. Este foi um dérbi cheio de faísca que contou com três expulsões.   

A jogarem em vantagem numérica desde os 25 minutos, por expulsão de Niakaté, os vimaranenses adiantaram-se no marcador numa grande penalidade apontada por Tiago Silva (31′), que viria a ver o cartão vermelho aos 54′. Safira fez o 2-0 ainda na primeira parte, aos 41 minutos. 

No segundo tempo, o SC Braga cresceu no encontro e Álvaro Djaló, que também seria expulso aos 90’+4′, reduziu para a equipa de Artur Jorge aos 88 minutos. 

Na quinta posição, última de acesso às competições europeias, o Vitória SC passou a ter 37 pontos, enquanto o SC Braga se mantém no terceiro posto, com 49, a 10 do líder SL Benfica, a dois do FC Porto e com cinco de avanço sobre o Sporting CP. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!