10.ª Jornada I Liga: FC Porto sofre primeira derrota em casa

Na abertura da 10.ª jornada da I Liga, o FC Porto foi derrotado pelo GD Estoril Praia. A primeira derrota em casa por parte dos dragões. Também de referir que, apesar de o SC Braga ter estado a perder, conseguiu a reviravolta por 6-1 frente ao SC Portimonense. No dérbi Moreirense FC e Vitória SC, a equipa de Moreira de Cónegos levou a melhor, vencendo por uma bola. 

Sexta-feira, 3 de novembro: FC Porto 0 – 1 GD Estoril Praia 

Na abertura da décima jornada da I Liga, o GD Estoril Praia surpreendeu o FC Porto e acabou por levar os três pontos para casa. Um golo de livre, aos 75 minutos de jogo, executado por Jordan Holsgrove bastou para os estorilistas. Taremi, logo aos seis minutos, já tinha falhado um penálti: o guarda-redes Carné defendeu. 

Esta é a primeira derrota em casa do FC Porto, mantendo-se na terceira posição, com 22 pontos. O GD Estoril Praia interrompe uma série de jogo sem vencer e está no 16.º lugar, com sete pontos.  

 

Sábado, 4 de novembro: GD Chaves 0 – 2 SL Benfica 

Fredrik Aursnes e João Mário (penálti) fizeram os golos da formação lisboeta na segunda parte, após uma primeira onde o GD Chaves deu luta. Aos 59 minutos, o SL Benfica chegou ao golo numa jogada de insistência de João Neves. Num bom trabalho, o jovem médio passou por dois adversários, atrasou para o desvio de Arthur Cabral, que colocou a bola quase dentro da baliza e foi Aursnes quem confirmou o primeiro golo. O lance ainda foi alvo de VAR, mas confirmado por Hélder Malheiro. 

Aos 77 minutos, Langa fez falta sobre João Neves e Hélder Malheiro apontou para a marca dos 11 metros, decisão confirmada pelo VAR. Na conversão, João Mário fez o 2-0 com muita calma. Neste lance, Moreno mostrou-se muito desagradado com a decisão arbitral, protestou e acabou expulso. 

Já em cima do minuto 90, o croata Petar Musa marcou, mas o golo foi invalidado pelo VAR, determinando que o jogador croata estava em fora de jogo – nove centímetros – no momento do passe de Arthur Cabral. 

O SL Benfica continua em segundo lugar, com 25 pontos. Os encarnados têm agora mais três pontos do que o FC Porto, derrotado (1-0) em casa pelo GD Estoril Praia. O GD Chaves é penúltimo na tabela classificativa, com sete pontos apenas.  

FC Famalicão 3 – 1 Gil Vicente FC 

Em Vila Nova de Famalicão, Gustavo Sá (36 minutos), Francisco Moura (44’) e Chiquinho (60’) marcaram os golos que permitiram à equipa da casa interromper uma série de três jogos sem ganhar.  

O Gil Vicente FC, que viu Maxime Dominguez reduzir o marcador aos 67’, está no 12.º lugar, com 10 pontos. O FC Famalicão é sétimo, com 15 pontos, os mesmos que o Boavista FC.  

SC Braga 6 – 1 SC Portimonense 

Pedrão, aos 10 minutos de jogo, colocou a equipa algarvia a ganhar ao inaugurar o marcador no Estádio Municipal de Braga. Contudo, Ricardo Horta (48’), Al Musrati, de grande penalidade (52’), e Álvaro Djaló (59’) asseguraram a reviravolta para os bracarenses, que ainda viram Banza fazer um ‘hat-trick’ (aos 83’, de grande penalidade, 87’ e 90’). 

Com este resultado, o SC Braga sobe ao quarto lugar da tabela classificativa, com 10 pontos, mais um do que o rival Vitória SC. Já o SC Portimonense, é 11.º, com 11.  

 

Domingo, 5 de novembro: Casa Pia AC 0 – 1 FC Vizela 

Em Rio Maior, casa emprestada ao Casa Pia AC, Soro foi o autor do golo que valeu três pontos à equipa orientada por Pablo Villar, os primeiros conquistados na condição de visitante nesta competição. O avançado espanhol do FC Vizela decidiu a partida dois minutos depois de ter entrado em campo e na sequência de um cruzamento de Tomás Silva para a área, onde Nuno Moreira assistiu Soro para o 0-1. 

Com este resultado, as equipas ficam separadas por um ponto na classificação, com o FC Vizela a saltar para o 14.º lugar, atrás do Casa Pia AC. 

Moreirense FC 1 – 0 Vitória SC 

André Luís, avançado brasileiro, apontou aos 76 minutos o único golo da equipa de Moreira de Cónegos.

Assim, o Moreirense FC passou a somar 17 pontos, colocando-se a apenas dois do rival vitoriano e ocupando a sexta posição. O Vitória SC está na quinta posição, com 10 pontos.  

Rio Ave FC 2 – 0 Boavista FC 

O Rio Ave FC impôs-se em casa e acabou por vencer o Boavista FC por duas bolas, escapando aos lugares de despromoção. Os vila-condenses, que não venciam desde a primeira jornada, somaram a segunda vitória ‘caseira’, graças aos golos de Fábio Ronaldo, aos 37 minutos, e Boateng, aos 47’. 

O Rio Ave FC sobe, assim, ao 15.º lugar da I Liga, com oito pontos, um acima da zona de despromoção, enquanto o Boavista FC cai para oitavo nesta jornada, com 15 pontos. 

 

Segunda-feira, 6 de novembro: SC Farense 2 – 0 FC Arouca 

Os brasileiros Mattheus Oliveira (31 minutos) e Bruno Duarte (38’) garantiram os três pontos ao SC Farense, através de duas grandes penalidades.

Assim, a equipa algarvia sobe ao nono posto, com 13 pontos. Já o FC Arouca caiu esta ronda para o 18.º e último lugar da I Liga, com seis pontos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!