O destaque desta 13.ª jornada da I Liga vai para o jogo do Vitória SC frente ao líder Sporting CP. Os vitorianos receberam e venceram os leões por 3-2, assim, o FC Porto ficou com os mesmos 31 pontos. Já o Boavista FC perdeu por 3-1 frente ao CF Estrela da Amadora e Petit, o treinador dos boavisteiros, saiu do comando técnico da equipa.
Sexta-feira, 08 de dezembro: FC Vizela 1 – 3 SC Braga
Banza abriu o marcador, para os bracarenses, aos 20 minutos, após cruzamento de Joe Mendes, aproveitando alguma passividade da defensiva contrária. O francês ampliou depois a vantagem aos 56 minutos, desta feita, assistido por Zalazar e, de cabeça, chegou aos 13 golos na presente edição da Primeira Liga. Mas o FC Vizela não desistiu e reduziu no seguimento de um pontapé de canto, por Essende.
O jogo ficou relançado e a incerteza no marcador manteve-se até perto do apito final, quando Bruma fixou o resultado final em 3-1 para os arsenalistas, aproveitando a subida do guarda-redes do FC Vizela à grande área contrária.
O triunfo permite ao SC Braga chegar aos 29 pontos, estando na quarta posição. Já o FC Vizela somou a sétima derrota no campeonato e segue com 10 pontos no penúltimo lugar da tabela classificativa.
Sábado, 09 de dezembro: Portimonense SC 1 – 1 FC Famalicão
Os visitantes entraram melhor no jogo e ganharam vantagem a meio do primeiro tempo, graças a um grande golo de Théo Fonseca. Porém, no segundo tempo, a turma da casa cresceu e acabou por chegar ao empate à passagem da hora de jogo, por intermédio de Hélio Varela.
À entrada para o quarto de hora final, Carrillo foi expulso por vermelho direto e os algarvios jogaram os derradeiros minutos reduzidos a 10 elementos, mas o resultado não sofreu mais alterações.
O FC Famalicão segue no sétimo lugar, com 17 pontos. Já o Portimonense SC surge no 11.º lugar, com 15 pontos.
Vitória SC 3 – 2 Sporting CP
Os leões até marcaram primeiro, só que a equipa da casa respondeu de imediato por Tiago Silva, na marcação de uma grande penalidade, e foi mais eficaz na segunda parte graças aos golos de André Silva e Dani Silva.
O Sporting CP, que ainda fez o 2-2, tentou reagir na reta final, quase sempre com mais coração do que cabeça, mas o Vitória SC conseguiu segurar a vantagem.
O Sporting CP é líder da tabela classificativa, com os mesmos 31 pontos que o FC Porto, que está em segundo lugar. O Vitória SC é quinto classificado, com 25 pontos.
FC Porto 3 – 1 Casa Pia AC
Foi aos 12 minutos que o FC Porto chegou à vantagem por intermédio de Evanilson. Assistência de Eustáquio na esquerda e o brasileiro só teve de encostar. Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo, os dragões baixaram o ritmo e o Casa Pia AC começou a dividir mais o jogo, mas sem se aproximar da baliza adversária. Exceção feita à única jogada de perigo efetivo, já na compensação. O cruzamento de Soma desvia em Pepe e obriga Diogo Costa a uma defesa muito apertada, com uma palmada a evitar o empate.
Dificilmente o FC Porto podia ter recomeçado melhor a partida. Aos 49 minutos, canto batido por João Mendes, Zé Pedro ganha nas alturas e faz de cabeça o 2-0. O jogo continuava vivo, embora a um ritmo mais baixo em relação à primeira parte.
Um grande passe de André Franco descobriu Eustáquio, que ofereceu o golo a Taremi, no centro da área: estava feito o 3-0. Houve ainda tempo para o golo de honra do Casa Pia AC: Jorge atingiu Jajá quando tentava o corte, a jogada seguiu num primeiro momento, mas alertado pelo VAR o árbitro foi reviu o lance e assinalou o castigo máximo. Ao ex-dragão Fernando Andrade coube a missão de reduzir a desvantagem através de grande penalidade e não falhou. Era o 3-1, que fechava a história do jogo.
Com este resultado, o FC Porto cola-se ao Sporting CP no primeiro lugar, com 31 pontos, e ultrapassa o SL Benfica na tabela. O Casa Pia AC é 13.º, com 13 pontos.
Domingo, 10 de dezembro: CF Estrela da Amadora 3 – 1 Boavista FC
Depois de uma primeira parte sem golos, mas em que foi mais perigoso e viu mesmo um golo ser-lhe anulado, o CF Estrela da Amadora ganhou vantagem a abrir o segundo tempo. Só que o Boavista FC reagiu e, à entrada para o quarto de hora final, chegou ao empate. Canto de Salvador Agra, Makouta cabeceou, a bola sobrou para Martim Tavares.
Igualdade que, contudo, não durou muito tempo. Volvidos apenas quatro minutos, Abascal em lance infeliz fez um autogolo. E, minutos mais tarde, o CF Estrela da Amadora resolveu mesmo a questão.
Com este triunfo, o CF Estrela da Amadora sobe ao nono lugar, com 15 pontos, os mesmos do Boavista FC, que desce ao 10.º posto.
O Boavista FC confirmou esta terça-feira, 12 de dezembro, a saída de Petit do comando técnico da equipa.
FC Arouca 2 – 2 Rio Ave FC
Os vila-condenses estiveram melhor no primeiro tempo e saíram para o intervalo com dois golos de vantagem. Contudo, o FC Arouca acordou no segundo tempo e chegaram a um empate que lhes permite igualar um conjunto de equipas com 10 pontos na cauda da tabela.
Com este empate, o Rio Ave FC chega ao 15.º lugar, com 11 pontos, enquanto o FC Arouca está em último lugar, com 10 pontos.
GD Estoril Praia 4 – 0 GD Chaves
O primeiro golo surgiu cedo, com Rodrigo Gomes a inaugurar o marcador para o GD Estoril Praia. O GD Chaves não conseguia responder e o GD Estoril Praia ameaçou por várias vezes o segundo golo ainda na primeira parte, mas este só iria chegar já na etapa complementar, novamente assinado por Rodrigo Gomes.
O terceiro golo do GD Estoril Praia foi assinado por Alejandro Marqués. E ainda houve tempo para, já no período de compensação, o GD Estoril Praia chegar ao 4-0.
Com este resultado, os estorilistas estão no 12.º lugar, com 13 pontos, enquanto o GD Chaves é 16.º, com 10.
Segunda-feira, 11 de dezembro: Gil Vicente FC 1 – 1 Moreirense FC
No Estádio Cidade de Barcelos, foram duas grandes penalidades a fixar o resultado, com Pedro Tiba a adiantar os gilistas logo aos seis minutos e André Luís a empatar aos 83′.
O Moreirense FC mantém o sexto lugar no campeonato, com 22 pontos, enquanto o Gil Vicente FC soma o sexto jogo sem ganhar e é 14.º, com 12.