Esta quarta-feira, 19 de março, assinala-se o Dia do Pai.
Existem várias teorias sobre a origem desta data, mas, para os católicos, coincide com o Dia de São José, que se tornou um modelo de pai e marido ao aceitar criar e amar Jesus Cristo. Foi considerado o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias e, dada a sua dedicação, a Igreja dedicou-lhe este dia.
Pelo resto do mundo, a data é também assinalada, mas em dias diferentes.
Nos EUA, o Dia do Pai é celebrado no terceiro domingo de junho. Em 1909, de acordo com o que é partilhado pelo canal História, a filha de um militar, Sonora Louise, decidiu homenagear o seu pai (tal como já se fazia às mães naquela época) e mostrar a admiração que sentia por ele por ter criado os cinco irmãos após a morte da mãe. A primeira celebração desta data ocorreu em Spokane, Washington, a 19 de junho de 1910.
Este ato inspirou outros filhos e a história foi passando de país para país até que, em 1972, o presidente norte-americano Richard Nixon oficializou a data.
Outra teoria refere que este dia começou a ser celebrado a 19 de março de 2000 a. C., na Babilónia, quando um rapaz chamado Elmeseu terá escrito numa placa de argila uma mensagem para o pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida.