Já são conhecidos os vencedores da 45.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto, que decorreu no Batalha Centro de Cinema.
O cinema asiático e norte-americano é vencedor do festival, com o filme “Dollhouse”, do Japão, a conquistar o Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico.
Já o filme “Cielo”, do Reino Unido, venceu o Prémio Especial do Júri e ainda o Prémio do Público ex-aequo com “Mister K” (Países Baixos/Noruega/Bélgica).
A Melhor Realização foi atribuída a Sam Quah, com “A Place Called Silence” (China); o Melhor Ator a Brendan Bradley (EUA), do filme “Succubus”; a Melhor Atriz a Judy Ann Santos, (Filipinas), do filme “Scarecrow”; o Melhor Argumento a Yugo Sakamoto, de “Ghost Killer”; a melhor fotografia a Alex Metcalfe (Reino Unido), de “Cielo”.
Além disso, “Happy People” (Hungria) conquistou a Melhor Curta-Metragem Fantasporto e a Menção Especial do Júri foi entregue a “Gosto de Te Ver Dormir” (Portugal).
No que diz respeito à Secção Oficial Competitiva da Semana dos Realizadores, o Grande Prémio foi para o norte-americano “Zero” e o Prémio Especial do Júri para o japonês “Welcome to the Village”.
Junichi Ishikawa (Japão), de “Honeko Akabane’s Bodyguards”, foi considerado o Melhor Realizador desta semana e Jean Luc Herbulot e Hus Miller (EUA), do filme “Zero”, o Melhor Argumento. Tomoki Kimura (Japão), de “Ranshima Bound”, venceu o prémio de Melhor Ator da Semana dos Realizadores e Yuri Nakamura (Japão), de “Samurai Detective Onihei: Blood for Blood”, a Melhor Atriz.
O júri internacional da secção Orient Express atribuiu o Grande Prémio ao filme japonês “River Returns” e o Prémio Especial a “Sana: Let me hear” (Japão).
Já o Prémio de Cinema Português foi para “Criadores de Ídolos”, de Luís Diogo. O Melhor Filme de Escola de Cinema foi atribuído a “Umbral”, de Miguel Andrade (ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design). A Menção Especial do Júri foi entregue ao filme “O Compositor”, de Afonso Lucas e Rodrigo Motty, da Universidade Lusófona de Lisboa.
O Prémio da Crítica foi para “Cold Wallet” (EUA) e o Prémio Especial Fantasporto para Helena Oliva, chefe das Relações Públicas do Fantasporto há 35 anos, refere um comunicado da organização.
Foto: Ana Regina Ramos