A 40ª edição do Portugal Fashion arrancou no dia 22 de março na Cordoaria Nacional, em Lisboa, prolongando-se de 23 a 25 do mesmo mês, por quatro pontos emblemáticos da cidade Invicta. Esta edição contou com mais de 30 desfiles de vários designers que propuseram as coleções outono-inverno 17/18, decorrendo também algumas iniciativas paralelas, como o showroom Brand Up, com lugar na Alfândega do Porto.
No Porto, o evento iniciou com o projeto Bloom, no Palácio dos CTT, com o desfile de dez jovens criadores – Olimpia Davide, Nycole, Eduardo Amorim, Maria Kobrock, Beatriz Bettencourt, Mariana Almeida, Pedro Neto, David Catalán, Sara Maia e Inês Torcato – e da marca Amorphous, de Carla Alves. Eduardo Amorim, um nome já muito conhecido desta iniciativa, transpôs o detalhe dos folhos para a faceta masculina, apostando num esquema de cores reduzido. Inês Torcato fechou o dia com uma coleção muito completa, onde o vermelho se destacou por entre os tons sombrios.
A sexta-feira, dia 24 de março, ficou marcada pelo desfile da designer luso-venezuelana, Katty Xiomara, no Centro Português de Fotografia, num cenário histórico que revelou uma coleção com inspiração espanhola. O evento estendeu-se, depois, à Alfândega do Porto, com os desfiles da marca Pé de Chumbo, Anabela Baldaque, Diogo Miranda, Luís Onofre, Carlos Gil e de alguns designers com anterior passagem pelo projeto Bloom, como Estelita Mendonça e Susana Bettencourt. O designer Estelita inspirou-se no street style e apresentou uma coleção que espelha a sociedade atual, numa espécie de crítica à corrupção e à crise política que assombra a atualidade.
O último dia do Portugal Fashion teve início no conhecido parque de estacionamento do Porto, Silo Auto. Num cenário austero sobre o ar gélido que pairava no Porto, o estilista Luís Buchinho apresentou a coleção This is The Sea, apostando nas botas de cano acima do joelho, nas malas com tamanho XL e nas gabardines, detalhes que delinearam de forma elegante as criações.
De regresso à Alfândega, a passerelle encheu-se de nomes notáveis da moda nacional, como Nuno Baltazar, Hugo Costa, Carla Pontes, Ana Sousa e Miguel Vieira. A tarde ficou também marcada pela estreia da estilista Micaela Oliveira no Portugal Fashion e pelo desfile coletivo de seis marcas de calçado, com o modelo Luís Borges e a atriz Kelly Bailey na passerelle. A edição número 40 terminou com o desfile de Miguel Vieira, seguindo-se a after-party, que animou o resto da noite.
O Porto encerrou, assim, a presença nesta edição do Portugal Fashion – um projeto da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) em parceria com a Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) – nas principais capitais da moda.