A seleção municipal de Penafiel arrecadou o segundo e o terceiro lugar no IV Encontro de Boccia Sénior da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), que aconteceu em Celorico de Basto a 12 de abril. Castelo de Paiva ocupou o lugar de topo.
O evento contou com a participação de 33 equipas que integram os 11 municípios da CIM-TS. O município de Castelo de Paiva ficou em primeiro lugar, depois de vencer Penafiel por 5-4.
A seleção penafidelense marcou presença com três equipas, constituídas por atletas da Junta de Freguesia de Canelas e dos Serviços Sociais dos trabalhadores da Câmara Municipal de Penafiel (SSTCMP).
A vereadora com o pelouro da Família e Inclusão Social da câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, esteve presente no encontro e elogiou o “longo trabalho e empenho” dos atletas penafidelenses durante as eliminatórias. Estes prémios “honram o nosso concelho e os penafidelenses”, sublinhou ainda a vereadora.
O Boccia foi introduzido em Portugal em 1983 pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC). É um desporto misto que pode ser jogado individualmente, em pares ou em equipas, num pavilhão. Cada jogador ou equipa dispõe de seis bolas vermelhas para uma equipa e seis azuis para o adversário. O uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores é permitido. É importante a precisão uma vez que o objetivo do jogo consiste em colocar as bolas de cor o mais próximo possível da bola-alvo (bola branca).
Rita Neto