Porto: TNSJ e Mosteiro de São Bento da Vitória com visitas em várias línguas e videoguias

Teatro Nacional São João

Até ao final do verão, é possível visitar o Teatro Nacional São João e o Mosteiro de São Bento da Vitória. Com tradução em inglês, francês e espanhol, as visitas contam agora também com videoguia em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

A iniciativa tem como objetivo a promoção cultural da atividade dos espaços geridos pelo TNSJ, onde será possível conhecer os bastidores do mundo do teatro, no Teatro Nacional São João, projetado no início do século passado por Marques da Silva, e das artes, no Mosteiro de São Bento da Vitória, edificado nos séculos XVII e XVIII.

Através das visitas guiadas, será possível conhecer a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas do edifício do TNSJ, que foi devolvido à cidade no final de 2014, após obras de reabilitação da fachada. O horário das visitas é de terça-feira a sábado, às 12h30, para o máximo de 20 pessoas, e no dia 19 de agosto terão a presença de um intérprete em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes é de cinco euros por pessoa, refere um comunicado.

Já em relação ao Mosteiro de São Bento da Vitória, foi uma obra arquitetónica da Ordem de São Bento no Porto e é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade, tendo sido classificada como Monumento Nacional, em 1977. Aqui será possível conhecer o Claustro Nobre, que está a cargo do TNSJ desde 2007, a sala do antigo Tribunal Militar e o Centro de Documentação do TNSJ.

Além disso, durante a visita, ainda haverá tempo para apreciar a exposição “Noites Brancas”, que revela uma travessia por territórios cénicos de peças que foram produzidas pelo Teatro Nacional São João. As visitas realizam-se de segunda a sexta-feira, às 12h00, e no dia 6 de agosto, às 15h00, contarão com um intérprete em Língua Gestual Portuguesa, para um número máximo de 30 pessoas. O preço do bilhete é de três euros por pessoa, sendo que a entrada é gratuita para todas as crianças até aos 10 anos, desde que acompanhadas por adultos.

Há, no entanto, a possibilidade de adquirir o bilhete conjunto, em que os visitantes podem conhecer, em detalhe, os dois monumentos icónicos da cidade Invicta, pelo preço total de seis euros.

Até agora, cerca de seis mil pessoas, entre elas portugueses e estrangeiros, com especial destaque para as visitas realizadas por turistas da França, Espanha e Brasil, já conheceram os bastidores dos edifícios.

Foto: Ana Regina Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!