Os finalistas da licenciatura de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentaram as suas coleções de final de curso na quarta edição do UModa, um evento organizado pela turma de mestrado de Design de Comunicação de Moda. O desfile com mais de 80 criações sobre a água (Acqua Viva) decorreu na noite da passada sexta-feira na Universidade do Minho, em Guimarães.
Foram apresentadas seis coleções, maioritariamente focadas na sensibilização para o problemas ambientais, nomeadamente a poluição aquática: “Interitus”, sobre nascer, morrer e renascer; “Wken”, aludindo ao poder transformador da água; “Human route”, comparando a evolução humana ao trajeto de um rio; “Waters of destruction”, evocando a violência de cheias, tempestades e naufrágios; “Dystopic ocean”, tendo o mundo aquático como a saída para sobreviver; e “Life thread”, sobre o consumo exponencial e irresponsável do plástico.
O objetivo foi, segundo refere a organização em comunicado, “dar conhecer os jovens talentos, através da apresentação dos trabalhos realizados durante o ano letivo, às empresas do setor da moda e à comunidade em geral”.