Cais de Gaia vai receber Festival Italiano

A terceira edição do Festival Italiano vai regressar à zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, de 23 a 29 de julho, e vai trazer a gastronomia dessa região.

A novidade deste ano é a primeira edição do Campeonato Português de Pasta, no dia 28 de julho, em que os participantes poderão demonstrar o seu talento com pasta fresca ou seca.

O júri será, na sua maioria, de nacionalidade italiana, destacando-se Sergio Miccú, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani, Antonio Mezzero, campeão mundial de pizza, Stefano Catalano, presidente da Unione Pizzaioli Cifa Italia, Simona Lauri, tricampeã mundial e professora de panificação em Itália, Paolino Bucca, tricampeão mundial na categoria Pizza Acrobática e Chef Cordeiro, um dos mais conceituados chefes de cozinha em Portugal.

Durante os dias do festival vão ser comercializadas pizzas, pastas, risottos, gelados artesanais e antipasti.

O evento vai contar ainda com sexta edição do Campeonato Português de Pizza, no dia 29 de julho, juntando os melhores mestres pizzaiolos portugueses, nas categorias: Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Arte, Pizza Dolce e Pizza Acrobática.

A animação vai estar a cargo, segundo destaca o comunicado da organização, dos “Anonima Nuvolari”, “Ginga a Milanesa”, “Andrea Musio” e “Collettivo Orkestrada Circus”. Além de inúmeros concertos ao vivo, o evento vai ter também sessões de DJ’s italianos, workshops e showcookings gratuitos e duas exposições permanentes (uma de vespas motorizadas e outra com fotografias que representam “Il fascino dell’Italia”).

Para os mais novos, no dia 27 de julho, poderão confecionar as próprias pizzas num workshop exclusivo pela Seleção Portuguesa de Pizzaiolos e, posteriormente, concorrer no Troféu Júnior. No local, estarão maquilhadores a realizar pinturas faciais.

As garrafas de água disponíveis no local serão solidárias, revertendo para a Cruz Vermelha Portuguesa.

O Festival Italiano é uma organização conjunta entre a Associazione Sapori Italiani e a Câmara Municipal de Gaia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta