Concurso do Galo Assado decorre este mês em Barcelos

Entre 11 e 13 de outubro, decorre em Barcelos a 14.ª edição do Concurso do Galo Assado, inserido no programa “7 Prazeres da Gastronomia”.

O galo assado é, por estes dias, o prato principal em, pelo menos, 13 restaurantes do concelho. Cada um vai confecionar e servir o galo à sua maneira – assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outros -, procurando incluir no prato elementos relacionados com a cultura, as tradições e a identidade da cozinha barcelense, competindo, entre si, para conquistar o “Galo de Ouro”.

Os restaurantes em questão são: Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos). Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola Avenida (Barcelos), Solar Real (Barcelos), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberna do Armindo (Remelhe), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).

O objetivo deste concurso é dinamizar o setor da restauração em época baixa, constituindo um argumento estratégico de afirmação de Barcelos no produto “Gastronomia” na região do Porto e Norte. É também uma forma de capitalizar a imagem do galo de Barcelos para o setor da restauração e gastronomia e um argumento estruturante para rememorar a lenda do galo e fortalecer a forte ligação do território barcelense e do seu contexto histórico à peregrinação a Santiago de Compostela, a que está ligada a Lenda do Galo, refere nota da autarquia.

Ainda no âmbito do concurso, a 12 de outubro, realiza-se o passeio pedestre “Galo Assado”, com passagem pelas freguesias de Manhente, Tamel S. Veríssismo, Arcozelo e Barcelos. As inscrições são gratuitas e limitadas e decorrem até ao dia 10 de outubro.

Deixe um comentário

error: Content is protected!