Já é conhecido o tema do PortoCartoon 2020

“Fome, Pobreza, Desigualdades” é o tema do PortoCartoon 2020, que convida os artistas do humor gráfico de todo o mundo a submeterem os seus trabalhos até ao dia 31 de janeiro.

A partir de 2020, o PortoCartoon vai sintonizar o seu tema principal com as grandes preocupações da ONU para a próxima década, nomeadamente através dos temas estruturantes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a próxima edição foram, então, escolhidos os objetivos 1, 2 e 10 pela sua articulação temática: Erradicar a Fome e a Pobreza, Reduzir as Desigualdades, refere um comunicado da organização.

Os prémios especiais de caricatura vão homenagear o cantor e escritor Chico Buarque (Prémio Camões 2019) e o Nobel da Física Albert Einstein – justificado pelo Museu Nacional da Imprensa com a nota de que, em 1920, começou, na imprensa mundial, uma grande divulgação da sua famosa Teoria da Relatividade.

Nos prémios de caricatura anteriores, foram homenageadas figuras de várias áreas e países como Chaplin, Picasso, Manoel de Oliveira, Saramago, Hemingway, Mandela, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo, Guterres, Bob Dylan e Woody Allen, entre outras individualidades.

Este será o 22.º PortoCartoon-World Festival, uma iniciativa organizada pelo Museu Nacional da Imprensa desde 1998. No conjunto das edições anteriores participaram mais de sete mil cartunistas, dos cinco continentes.

Deixe um comentário

error: Content is protected!