O município de Esposende, em articulação com a Esposende Ambiente, vai equipar todas as escolas do concelho de todos os graus de ensino, incluindo a Escola Secundária Henrique Medina e a Escola Profissional de Esposende, com ecopontos domésticos e papelões/embalões.
A entrega dos primeiros equipamentos decorreu na quarta-feira, na Escola Básica de Forjães, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, da vereadora da Educação, Angélica Cruz, e do presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Esposende Ambiente, Paulo Marques.
Após uma avaliação realizada, durante o presente ano letivo, vão ser distribuídos os primeiros ecopontos domésticos e papelões/embalões, sendo que vão ser abrangidos os 26 estabelecimentos de educação e ensino, sendo disponibilizados 87 ecopontos domésticos e 46 papelões/embalões, refere a autarquia em comunicado.
Foi feita a auscultação prévia aos responsáveis dos estabelecimentos de educação e ensino concelhios para perceber quais as necessidades mais urgentes no que diz respeito à disponibilidade de dispositivos para colocação voluntária de resíduos indiferenciados e recicláveis dentro do espaço de cada escola.
Estes dados foram processados e concertados com informação adicional sobre cada uma das escolas, o que resultou num diagnóstico que serviu de base à preparação de uma estratégia de intervenção ao nível da gestão dos resíduos em contexto escolar. Por isso, esta medida enquadra-se numa estratégia que visa garantir uma melhor e mais eficiente gestão dos resíduos urbanos produzidos em meio escolar.