Chaves vai acolher mostra de sabores no primeiro fim de semana de fevereiro

Nos dias 21 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, Chaves vai acolher a 15ª. edição do “Sabores de Chaves”, uma mostra do “saber fazer ancestral” das gentes locais, com venda de produtos como o fumeiro, o presunto, o folar, os pastéis de Chaves, os vinhos, entre muitas outras iguarias.

O evento vai decorrer no Pavilhão Municipal e vai contar com a participação de 58 expositores – 39 setor agroalimentar, 13 expositores de artesanato e seis institucionais – de venda de produtos alimentares, enchidos e artesanato, distribuídos por 60 stands, assim como com a presença de três restaurantes.

No sábado, dia 1 de fevereiro, vai decorrer um showcooking e, no dia seguinte, um workshop temático sobre “Conversas ao Fogão”, em que os convidados do Chef Cordeiro (convidado para ser o embaixador da gastronomia flaviense pelo segundo ano consecutivo) vão falar sobre a gastronomia flaviense, hábitos e costumes locais, ao mesmo tempo que os alunos da Escola Profissional de Chaves vão cozinhando algumas iguarias para degustação.

Ao longo do certame vão ainda decorrer vários workshops de cestaria e olaria com a Associação de Desenvolvimento de Vilar de Nantes.

Inserida na programação está também a apresentação do livro “Reminiscências Cripto-Judaicas nas Alheiras Transmontanas”, de Mouette Barboff ,”uma obra recentemente selecionada como o melhor livro em Portugal sobre o tema e que concorre este ano ao prémio de melhor livro do mundo sobre o tema da gastronomia e judaísmo pelos «Gourmand Awards», os apelidados «Óscares» dos livros de investigação gastronómica”, refere um comunicado da autarquia.

Este ano, uma das novidades do evento é a criação de um “Cabaz Social”, dando continuidade à iniciativa “Mercado Mais Verde”, que semanalmente ocorre no Mercado Local de Produtores. No final de cada dia do certame, os produtores aderentes à iniciativa vão ser convidados a doar alguns dos seus produtos excedentes para este “Cabaz Social”, que vai ser entregue às duas instituições de acolhimento de crianças e jovens do concelho.

Durante esse fim de semana, 36 restaurantes vão ainda promover a gastronomia local, no âmbito dos “Fins de Semana Gastronómicos”, uma iniciativa organizada pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com o município de Chaves.

A ementa de eleição vai ser composta pelo pastel de Chaves (Indicação Geográfica Protegida), presunto, feijoada à Transmontana e rabanadas. Em simultâneo, associam-se à iniciativa 16 empreendimentos turísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!