Esposende disponibiliza quase cinco mil árvores para reflorestar terrenos queimados

O município de Esposende vai disponibilizar 4.900 árvores de diferentes espécies para reflorestar os terrenos queimados do concelho, no âmbito da adesão ao movimento Terra de Esperança.

As 4.900 árvores podem ser levantadas de forma gratuita: na Junta de Freguesia de Vila Chã e nas instalações da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Granda, e da União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos.

O principal objetivo desta iniciativa é reflorestar os terrenos afetados pelos incêndios de 2019, mas o programa visa, igualmente, recuperar outras áreas florestais concelhias. Desta forma, os proprietários de terrenos florestais no concelho, das freguesias referidas, podem recolher as árvores de forma gratuita.

As espécies de árvores que o município recebeu são as “melhor adaptadas edafloclimaticamente, com maior rusticidade, que contribuam positivamente para o aumento biodiversidade, para a diminuição do risco de incêndio, contribuindo para uma melhor resiliência do território”, refere um comunicado da Câmara Municipal de Esposende. Desta forma, existem carvalhos, castanheiros, bétulas, faias, cedros do Bussaco, ciprestes, medronheiros, nogueiras, pinheiros mansos, entre outras.

O movimento Terra de Esperança, da Fundação Galp e que tem como mote “Cinza nunca será a cor da Esperança”, tem como intuito a contribuição para a reflorestação de Portugal e dá continuidade ao trabalho iniciado pela ANEFA- Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente.

A iniciativa enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne à Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!