Penafiel conta com exposição sobre artes e ofícios tradicionais

Foto: Câmara Municipal de Penafiel

A nova exposição que vai estar na cidade de Penafiel é de carácter temporário e resulta do projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, cuja a exposição adquire o mesmo nome. É uma iniciativa coordenada pelo Museu Municipal de Penafiel e apoiado pela EDP Produção, no âmbito do Programa Tradições 2018/2020.

Entre 77 candidatos ao Programa Tradições, o município de Penafiel foi um dos nove escolhidos. Esta exposição temporária está inserida nas atividades previstas na terceira fase de implementação deste mesmo projeto “O PARTO”.

Foto: Câmara Municipal de Penafiel

O seu objetivo principal tem a ver com o facto de visar a promoção e a divulgação das artes e ofícios tradicionais, dos artesãos que participaram no mesmo e a mostra dos trabalhos realizados pelos formando no decorrer dos dois workshops realizados em julho de 2019 e, ainda, os novos produtos da designer Gabriela Gomes e executados por artesãos locais. Cestaria, latoaria, tanoaria e tecelagem são as quatro atividades presentes nesta exposição.

O Programa Tradição é uma iniciativa de financiamento para projetos que tenham em vista a valorização das culturas e tradições locais, de forma a estimular a auto estima das comunidades, garantindo assim a valorização das artes e dos saberes populares junto das novas gerações.

A exposição “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel” está patente desde o dia 31 de julho e permanecerá até 21 de fevereiro de 2021 no Museu Municipal de Penafiel.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta