Covid-19: Saibam o que muda a partir de 1 de outubro

Foto: Martin Sanchez/Unsplash

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, esta quinta-feira, dia 23 de setembro, o que muda a partir de 1 de outubro, face à previsão de alcance de 85% da população com a vacinação completa nessa altura.

A partir dessa data, o país vai passar do estado de contingência para o estado de alerta e vão ser adotadas as seguintes medidas: Abertura de bares e discotecas com certificado digital; Restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo; Fim da exigência de certificado digital para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas; Fim dos limites de lotação para casamentos e batizados, comércio e espetáculos culturais.

A obrigatoriedade de apresentação do Certificado Digital Covid UE passa a ser apenas para viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e bares e discotecas.

O uso da máscara mantêm-se obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos e grandes superfícies.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta