21.ª Jornada I Liga: Vitória SC vence duelo minhoto

Esta 21.ª jornada da Liga ficou marcada pelo dérbi minhoto entre o Vitória SC e o SC Braga. A equipa da cidade de berço saiu vitoriosa do duelo. Já o FC Porto reforçou a liderança na tabela classificativa e parte para o clássico com o Sporting CP com uma vantagem de seis pontos. No jogo final da jornada, o Moreirense FC goleou o Belenenses SAD por 4-1.

Sábado, 5 de fevereiro: FC Paços de Ferreira 1 – 1 Portimonense SC

O conjunto da casa começou melhor e ganhou vantagem à passagem do minuto 15, na sequência de um pontapé de canto, desviado para o fundo da própria baliza por Lucas Possignolo, defesa do Portimonense SC.  

O conjunto algarvio, contudo, reagiu bem e, pouco depois, conquistou uma grande penalidade, a castigar derrube de Antunes a Anderson. Só que, na conversão do castigo máximo, o mesmo Anderson permitiu a defesa a André Ferreira, guarda-redes do FC Paços de Ferreira e, apesar de mais uma ou outra ocasião de golo para cada lado, o intervalo chegou com os castores em vantagem. 

A segunda parte foi decorrendo na mesma toada, com os dois guarda-redes a exibirem-se em bom plano nas duas balizas até que, já no período de descontos, um livre batido por Lucas Fernandes para a grande área do FC Paços de Ferreira permitiu a Welinton Jr. fugir à defesa contrária e desviar para dentro da baliza de André Ferreira.  

O lance ainda foi alvo de VAR, mas Luís Godinho, árbitro do encontro, validou mesmo o empate. 

O FC Paços de Ferreira segue em 12.º lugar, com 21 pontos, e o Portimonense SC é oitavo com 26. 

Vitória SC 2 – 1 SC Braga 

Neste dérbi do Minho, o Vitória SC entrou melhor e obrigou Matheus a brilhar na baliza do SC Braga antes de chegar mesmo ao 1-0. Estavam decorridos 18 minutos quando, na sequência de um pontapé de canto, batido por Tiago Silva, Estupiñán saltou mais alto e cabeceou para o fundo das redes. 

O resultado não sofreu alterações até ao intervalo, mas, no arranque da segunda parte, Carlos Carvalhal mexeu na equipa e o SC Braga chegou ao empate. Combinação na direita de Yan Couto com Ricardo Horta, que meteu rasteiro para a área, onde apareceu Vitinha a finalizar. 

Aos 58 minutos, a situação complicou-se para os anfitriões, com Alfa Semedo expulso com vermelho direto depois de uma falta sobre Abel Ruiz. Inicialmente, António Nobre, árbitro da partida, exibiu apenas o amarelo, mas, alertado pelo VAR, foi visionar as imagens do lance e trocou a cor do cartão. 

Aos 89 minutos, o Vitória SC chegou à vantagem no marcador. Matheus defendeu para o lado um cruzamento-remate de Lameiras e a bola sobrou para Nélson da Luz que, ao segundo poste, encostou para o 2-1 final. 

O Vitória SC, segurou o sexto lugar da I Liga, com 30 pontos, menos oito que o SC Braga, que permanece no quarto posto. 

 

Domingo, 6 de fevereiro: Boavista FC 2 – 2 FC Vizela 

A jogar fora, o FC Vizela adiantou-se no marcador com um golo de Samu, aos 26 minutos, mas o Boavista FC empatou através de um penálti convertido por Hamache, aos 57′, quando a equipa da casa já jogava com menos um, devido a expulsão de Luís Santos, aos 49′. 

Samu ‘bisou’ na partida e devolveu a vantagem ao FC Vizela, aos 68′, mas, pouco depois, aos 70′, Musa estabeleceu o empate, com Hamache a desperdiçar um penálti aos 90’+11′, que daria o triunfo ao Boavista FC. 

Com este empate, o Boavista FC, está em 14.º, com 20 pontos, enquanto o FC Vizela é 11.º, com 23. 

FC Arouca 0 – 2 FC Porto 

Depois de dez minutos iniciais sem grandes oportunidades para as duas equipas, Fábio Vieira fez tremer a defesa do FC Arouca. Pouco depois, Evanilson desviou de pé direito o cruzamento de Zaidu para dentro da baliza, mas o lance foi anulado por fora de jogo do nigeriano no início da jogada. O lance ainda foi alvo de VAR, que acabou por confirmar a decisão inicial de Hélder Malheiro. 

Na segunda parte, aos dez minutos de jogo, Vitinha inaugurou o marcador. O jovem portista atirou de fora da área, com a bola a fazer um efeito que traiu Victor Braga e a entrar junto à trave. Aos 57 minutos, Fábio Vieira cruzou para o segundo poste onde Mbemba apareceu a cabecear de forma certeira para o fundo da baliza adversária. 

Já aos 77 minutos, depois de um canto já batido por Arsénio, Diogo Costa tentou agarrar nas alturas, esbarrou com Abdoulaye e caiu mal. O jogo esteve interrompido e o jovem guardião do FC Porto acabou por abandonar o relvado de maca. Retomada a partida, Marchesín foi lançado para a baliza. 

Os dragões lideram o campeonato com 59 pontos. Já o FC Arouca segue no 16.º lugar, com 18 pontos.  

Sporting CP 2 – 0 FC Famalicão 

O triunfo leonino começou a ser escrito bem cedo, com Pablo Sarabia a abrir o ativo de penálti logo aos seis minutos, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta sobre Paulinho.  

A fechar a primeira parte, Adán brilhou na baliza verde e branca ao defender um penálti a favor do FC Famalicão e, a meio da segunda parte, com um golo, Matheus Reis selou o triunfo do Sporting CP. 

Os leões mantêm-se na segunda posição, com 53 pontos, menos seis que o FC Porto (líder da tabela). Já o FC Famalicão é 17.º classificado, com 17 pontos.  

 

Segunda-feira, 7 de fevereiro: Moreirense FC 4 – 1 Belenenses SAD 

No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, Yan Matheus inaugurou o marcador, aos 18 minutos, Abel Camará ainda empatou (25′) para os visitantes, mas Pablo (43′), André Luís (67′) e Derik (88′) marcaram os golos da vitória da equipa da casa, que jogou em superioridade numérica desde a expulsão, com vermelho direto, de Ndour, aos 40′. 

O Moreirense FC sobe ao 15.º lugar da I Liga, com 19 pontos, enquanto os azuis mantêm-se com 12 pontos, no 18.º e último posto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!