Esta quinta-feira, 5 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Professor.
Esta ano, o tema é “Os professores que precisamos para a educação que queremos: O imperativo global para reverter a escassez de professores”.
Esta data, celebrada desde 1994 em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a UNICEF e a Internacional da Educação (EI), comemora o aniversário da aprovação da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores.
“Apelamos aos países para que garantam que o ensino seja transformado em todo o lado numa profissão mais atrativa e valorizada, na qual os professores sejam valorizados, confiáveis e adequadamente apoiados para atender às necessidades de cada aluno. Ações ousadas devem ser tomadas se quisermos reverter o declínio atual e aumentar os números de professores com sucesso”, refere uma mensagem conjunta de Audrey Azoulay, diretora geral da UNESCO, Gilbert F. Houngbo, diretor geral da Organização Internacional do Trabalho, Catherine Russell, diretora executiva da UNICEF, David Edwards, secretário geral da Educação Internacional.