Álvaro Pacheco estreou-se como treinador do Vitória SC nesta nona jornada do principal escalão de futebol português. A equipa do norte goleou o GD Chaves por cinco bolas a zero. De ressalvar, ainda, que o SC Braga empatou a três golos na casa do Gil Vicente FC. O Rio Ave FC voltou a perder e está no penúltimo lugar.
Sexta-feira, 27 de outubro: FC Arouca 0 – 1 Moreirense FC
Um golo de Marcelo bastou para o Moreirense FC levar de vencida em casa do Arouca por 1-0, no jogo que inaugurou a nona jornada da I Liga de futebol. O tento do avançado brasileiro surgiu aos 39 minutos, permitindo à equipa de Moreira de Cónegos somar o quarto jogo consecutivo sem perder e aproximar-se da zona europeia.
Do outro lado, o FC Arouca somou a oitava partida seguida sem vencer para o campeonato, a quinta derrota consecutiva.
Com este triunfo, o Moreirense FC subiu ao sétimo lugar, com 14 pontos, enquanto os arouquenses estão no 15.º lugar, com seis.
Sábado, 28 de outubro: Vitória SC 5 – 0 GD Chaves
No jogo que marcou a estreia do treinador Álvaro Pacheco, o Vitória SC chegou ao intervalo a vencer já por 3-0, com golos de João Mendes (3 minutos), Tomás Hendel (43) e Jota (45+2), tendo André Silva (53) e Manu (90+1) anotado os restantes golos. O GD Chaves ficou reduzido a 10 elementos aos 44, por expulsão, com segundo amarelo, de Ygor Nogueira.
Com este triunfo, o Vitória SC é quarto classificado, com 19 pontos, enquanto o GD Chaves é 14.º, com sete.
Gil Vicente FC 3 – 3 SC Braga
Os gilistas chegaram a dispor de uma vantagem de 2-0, depois dos golos de Baturina (21 minutos) e de Maxime Dominguez (58), de grande penalidade, em lance que ditou a expulsão do defesa bracarense Niakate com cartão vermelho direto.
A equipa bracarense não desmoronou e deram a volta ao marcador, com golos de Banza (71) e André Horta (78 e 82), mas os gilistas ainda conseguiram forças para chegar ao empate através de Roan (89).
Com este empate, o SC Braga cai para o quinto posto, com 17 pontos, enquanto o Gil Vicente FC ocupa o 11.º lugar, com 10.
Domingo, 29 de outubro: Rio Ave FC 3 – 4 SC Farense
Em Vila do Conde, o Rio Ave FC começou a perder com um golo de Belloumi, aos quatro minutos, mas beneficiou de um autogolo de Artur Jorge, aos 33, para empatar e passou para a frente aos 42, com um tento de André Pereira, antes de o SC Farense empatar por Bruno Duarte, aos 45+2.
Na segunda parte, os vila-condenses voltaram a adiantar-se, através de um penálti convertido por Costinha, aos 62, mas os algarvios empataram ao 89, por intermédio de Cláudio Falcão, e chegaram ao triunfo aos 90+3, com um golo de Rui Costa.
Com este resultado, o Rio Ave FC, que não vence desde a primeira jornada, sofreu a quarta derrota consecutiva na I Liga e é 17.º e penúltimo, com cinco pontos. Já o SC Farense regressou aos triunfos no campeonato e é 13.º, com 10.
CF Estrela da Amadora 1 – 0 FC Famalicão
Um golo de André Luiz permitiu ao CF Estrela da Amadora vencer 1-0 na receção ao FC Famalicão, deixando a equipa estrelista mais distanciada da zona de descida. O golo do avançado brasileiro surgiu já aos 74 minutos e garantiu o triunfo à formação da Amadora.
Com esta vitória, o CF Estrela da Amadora subiu ao nono lugar, com 11 pontos, apenas menos um do que o FC Famalicão, que ocupa a posição logo acima.
FC Vizela 0 – 2 FC Porto
Os dragões conseguiram os três pontos de forma tranquila com golos de Taremi (penálti) e Eustáquio, ambos no primeiro tempo.
O FC Porto manteve o terceiro lugar da prova, agora com os mesmos 22 pontos do SL Benfica, enquanto o FC Vizela baixou ao 16.º, de ‘play-off’ de permanência, com seis pontos.
Segunda-feira, 30 de outubro: Boavista FC 0 – 2 Sporting CP
Geny Catamo na primeira parte e Pedro Gonçalves na segunda deram um importante triunfo aos leões que assim veem a liderança campeonato reforçada; os leões têm agora três pontos de avanço sobre Benfica e FC Porto.
Já o Boavista perde a oportunidade de ultrapassar o SC Braga, mantendo assim o 6º lugar na classificação após a primeira derrota sofrida em casa esta época.