16.ª Jornada I Liga: Moreirense FC é goleado em casa pelo Casa Pia AC

Moreirense FC e Casa Pia AC foram as últimas equipas a defrontarem-se nesta jornada. A equipa de Moreira de Cónegos até foi a primeira a marcar, mas rapidamente o resultado mudou no marcador. Apesar da derrota pesada por 1-4, o Moreirense FC permanece na quinta posição. Também destaque para o dérbi minhoto entre o SC Braga e o Vitória SC, em que os vitorianos marcaram ao cair do pano permitindo a partida terminar num empate a uma bola. 

Sexta-feira, 05 de janeiro: Boavista FC 1 – 1 FC Porto 

Toni Martínez adiantou, aos 23 minutos, o conjunto azul e branco e, aos 28′, Bruno Lourenço beneficiou de um buraco na defesa contrária para restabelecer a igualdade no marcador. Os dragões respiraram de alívio pouco tempo.  

Só aos 16 minutos o FC Porto deixou o primeiro aviso, num cabeceamento de Toni Martínez à figura de João Gonçalves, após canto batido por André Franco. Pouco depois, um livre batido de forma longa deixou Bruno Lourenço na cara de Diogo Costa, mas Wendell foi mais expedito e afastou o perigo. 

A incerteza do resultado possibilitou um segundo tempo mais vivo, com oportunidades para ambos os lados, mas sem alterar o resultado. 

Com este resultado, o FC Porto fica a cinco do líder Sporting CP, com 35 pontos, a quatro do SL Benfica, terceiro classificado. Já o Boavista FC está no 11.º lugar, com 17.  

 

Sábado, 06 de janeiro: CF Estrela da Amadora 1 – 1 FC Vizela 

Na Amadora, André Luiz adiantou a equipa da casa logo aos sete minutos, com Samu a igualar o marcador no arranque da segunda parte (48′). O FC Vizela sobe um lugar na classificação, para 16.º.  

Já o CF Estrela da Amadora é 10.º classificado, com 17 pontos, os mesmos do Boavista FC, que lhe sucede na tabela classificativa. O FC Vizela ocupa a 17ª. posição, com 13 pontos.  

SC Farense 1 – 0 Gil Vicente FC 

Vítor Gonçalves, já nos descontos finais do jogo, aos 90+1 minutos, apontou o golo dos algarvios, que acabaram com uma série de quatro jogos sem ganhar. 

O conjunto comandado por José Mota passou a somar 21 pontos, estando em sétimo, enquanto o Gil Vicente FC manteve-se com 15, ainda acima dos lugares de descida (14.º lugar). 

FC Arouca 0 – 3 SL Benfica 

Os golos de Rafa aos 39′, de Kokçu aos 47′ e de Musa aos 85′ deram a vitória aos encarnados, que assim reaproximam-se do líder Sporting CP, aumentando também a vantagem relativamente ao FC Porto para quatro pontos. 

O SL Benfica começou pressionante na partida, condicionando a saída de bola do FC Arouca na sua zona defensiva. Sensivelmente a partir dos 20 minutos, os arouquenses também começaram a pressionar mais alto, tentando condicionar a saída de jogo das águias. 

Com este resultado, o FC Arouca interrompe a sua série de jogos sem derrotas e ocupa a 13.ª posição, com 16 pontos.  

SC Braga 1 – 1 Vitória SC 

No grande dérbi do Minho, o SC Braga ganha vantagem aos 53 minutos, num remate colocado de Vitor Carvalho, após posse de Roni Lopes. Contudo, um pontapé de João Mendes, no oitavo minuto de compensação, evitou a derrota do Vitória SC na Pedreira.  

A formação de Artur Jorge, quarta colocada, passou a somar 33 pontos, mantendo-se a dois do FC Porto, terceiro, enquanto o Vitória SC pontuou pela quinta ronda seguida e conta 30, no quinto posto. 

 

Domingo, 07 de janeiro: Rio Ave FC 2 – 0 Portimonense SC 

O Rio Ave FC abandonou os lugares de descida da I Liga portuguesa de futebol, ao bater em casa o Portimonense SC, também em lugares complicados da tabela. O ganês Boateng, aos 54 minutos, o suplente Zé Manuel, aos 89′, marcaram os tentos dos vila-condenses. 

O Rio Ave FC (15.º) igualou os 15 pontos do Gil Vicente FC (14.º) e do Portimonense SC, que caiu para lugar de play-off de manutenção (16.º). 

FC Famalicão 2 – 2 GD Chaves 

Théo Fonseca (33 minutos) e Chiquinho (40’), de ‘bicicleta’, faturaram para os locais, enquanto Héctor Hernández (23’), de penálti, e Rúben Ribeiro (56’) marcaram para os transmontanos. 

A equipa de Vila Nova de Famalicão passou a somar 19 pontos e caiu para o nono posto, enquanto os flavienses passaram a contabilizar 11 pontos, mas continuam no 18.º e último posto. 

 

Segunda-feira: 08 de janeiro: Moreirense FC 1 – 4 Casa Pia AC 

Frente ao surpreendente sexto classificado, o Casa Pia AC até começou por se ver em desvantagem. Aos 14 minutos, Matheus Aiás colocou a equipa da casa na frente, após excelente cruzamento de Camacho. Porém, a resposta dos visitantes foi imediata: o japonês Soma empatou volvidos apenas quatro minutos, com um grande remate, de fora da área. E, aos 26 minutos, surgiu a cambalhota no marcador. Passe rasteiro de Neto, Clayton simula e a bola chega a Felippe Cardoso, que, na cara de Kewin Silva, atirou para o 2-1. 

O 3-1 surgiu ainda antes do intervalo. Livre de Tiago Dias e João Nunes nas alturas a cabecear de forma certeira para o fundo das redes da baliza de Kewin Silva. O Moreirense FC tentou reagir, criou algumas oportunidades, mas quem voltou a marcar, aos 56 minutos, foi o Casa Pia AC. 

Com este triunfo, o Casa Pia AC ascendeu ao oitavo lugar, com 19 pontos. Já o Moreirense FC mantém-se, ainda assim, no sexto posto, com 26 pontos, a quatro do Vitória SC. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!