CONTRA TELA: Luís Ismael – “É sempre interessante sabermos que estamos a povoar a vida das pessoas com alegria”

Contra Tela, Luís Ismael

No passado domingo, 29 de setembro, o “Contra Tela” trouxe, pela primeira vez, um convidado especial, Luís Ismael, cineasta e realizador e ator em “Balas & Bolinhos”, para falar sobre o sucesso deste filme que faz um retrato satírico e cómico da sociedade portuguesa.

Durante a conversa, foi realizada uma viagem pelo que levou a criar o primeiro filme e de toda a reviravolta que o sucesso da aventura deste grupo de amigos trouxe à vida real dos atores.

A reação do público ao mais recente filme, “Balas & Bolinhos: Só mais uma coisa”, que ainda está em exibição em algumas salas de cinema, tem estado “muito acima” das expectativas de Luís Ismael.

“Eu não estava à espera de uma reação tão forte e tão entusiasmada das pessoas. Dá-nos outro ânimo e acho que foi uma boa reunião outra vez e acho que, para um filme português, nesta altura em que basicamente cada vez mais os cinemas estão a perder espectadores, ter conseguido colocar cerca de 230 mil pessoas nas salas de cinema para ver um filme português fico sem palavras… E é uma coisa interessante e de alguma forma inexplicável o sucesso que o ‘Balas’ tem junto das pessoas”, afirmou o cineasta.

Luís Ismael sublinhou ainda que, para si, o “Balas & Bolinhos” tem duas camadas importantes: “do público, das pessoas, do carinho que eu recebo todos os dias, manifestações incríveis, encher salas… criarmos uma coisa muito gira que as pessoas levam para as suas vidas”.

“É sempre interessante nós termos este feedback das pessoas e sabermos que estamos a povoar a vida das pessoas com alegria. Quando as pessoas vão ao cinema, eu também tenho essa responsabilidade de lhes proporcionar esses momentos que eles também depois levam”, comentou o realizador.

“Há outra camada que eu tenho, que é uma camada mais familiar. A única coisa que, efetivamente, me deixa muito satisfeito é saber que um dia destes eu vou morrer e, daqui a 100, 200 anos, dificilmente se vai ouvir falar do ‘Balas’, mas sei que vai haver alguém que vai falar, que vão ser as minhas netas e bisnetas… perpetuar a minha presença na vida da minha família… e só isso é uma grande conquista”, confessou Luís Ismael, em jeito de mensagem final.

Sebastião Maia, autor na rubrica “Em Tela”, partilhou ainda a experiência “interessante” de ter participado no mais recente filme do “Balas & Bolinhos”: “Foi muito giro e, depois, ver o filme mais do que uma vez… a pessoa vê de outra maneira”.

Joana Aleixo, também autora na mesma rubrica, sublinhou a importância da valorização de uma ida ao cinema, onde, no caso deste filme, se assistiu a uma dinâmica “rara” de acontecer: “É muito importante que as pessoas percebam que ir ao cinema não é só ver o filme, é uma experiência cultural do início ao fim”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!