A Associação Europe XXI, com sede em Mirandela, venceu, esta semana, o Prémio Europeu Carlos Magno da Juventude em Portugal.
Em comunicado, a associação destaca, entre os projetos premiados, o Tour de Surf Adaptado, “uma iniciativa pioneira que proporciona experiências de surf a pessoas com deficiência, em etapas de norte a sul do país” e que procura “dar visibilidade prática aos princípios fundamentais da UE, como a inclusão, a união, a igualdade e a não discriminação, sensibilizando também para os direitos das pessoas com deficiência nas políticas da UE”.
Também é mencionado o projeto Copo com a Europe XXI, “uma série de encontros informais com jovens, em todo o território nacional, mas especialmente no interior de Portugal, onde são discutidas políticas europeias, com eurodeputados, num ambiente descontraído, acompanhado por vinho da região”.
“A atribuição deste prémio reforça a nossa convicção de que os jovens podem e devem ser protagonistas na construção do projeto europeu. Este reconhecimento reforça a nossa missão de aproximar os valores europeus das comunidades locais, com projetos de verdadeiro impacto, e inspirar os jovens a participarem ativamente no futuro da Europa”, afirmou Pedro Ferreirinha, presidente da Europe XXI.
“Estamos orgulhosos de sermos um exemplo concreto da inovação, solidariedade e igualdade que definem a nossa União”, acrescentou.
“A Europa não é apenas os grandes centros urbanos como Lisboa, Porto ou Bruxelas. A Europa também é Mirandela, Serpa, Peso da Régua, Viana do Castelo. A Europa são as pessoas. Temos de mostrar que a Europa está com elas, descomplicar as politicas europeias, e passar dos grandes números para as pequenas histórias de grande impacto”, sublinhou ainda Pedro Ferreirinha.
A Europe XXI é composta por jovens provenientes de diversos Estados-Membros (Portugal, Espanha, Hungria, Luxemburgo e Itália) e é reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e parceira oficial do Parlamento Europeu em Portugal. Tem como missão “construir uma União Europeia mais forte, baseada na democracia, liberdade, igualdade, Estado de Direito e solidariedade” e procura “repensar a Europa no século XXI aproximando os valores europeus das comunidades locais através de projetos de impacto que incentivam a participação ativa dos jovens na vida democrática.
O Prémio Europeu Carlos Magno da Juventude é atribuído anualmente a projetos que promovem a cidadania ativa e a democracia na União Europeia. Trata-se de uma parceria entre o Parlamento Europeu e a Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno de Aachen, que reconhece projetos inovadores que promovam o entendimento e integração europeia.
A par desta associação, foram distinguidos outros 27 projetos europeus. Podem consultar aqui a lista.
A Europe XXI vai representar Portugal no evento final em Aachen, no dia 27 de maio, onde vão ser anunciados os três grandes vencedores europeus durante a cerimónia de entrega dos prémios.
Foto: Associação Europe XXI