Presidência da Rede Internacional das Profissões novamente atribuída à cidade do Porto

Foto: Filipa Albergaria

O Porto foi reeleito, unanimemente, para a Presidência do Réseau International Cité des Métiers. A eleição decorreu na Assembleia Geral da Associação em Genéve.

Portugal, que já presidia a associação desde 2014, vê-se novamente eleito para o mais recente mandato com duração de três anos.

O que é a Rede Internacional de Profissões?

Segundo o site da Réseau International Cité des Métiers, a Rede Internacional “está lá para apoiar todos aqueles que trabalham nas cidades de comércios”.

A organização “assegura ainda a representação destas estruturas junto de entidades nacionais e internacionais”, afirma o Portal de Notícias do Porto.

A Rede Internacional de Profissões é constituída por 40 países, entre eles, Espanha, Itália, Portugal, França, Bélgica e Suíça.

O país presidente da organização, neste caso, Portugal, apresenta um triplo papel: deve unir a rede como um todo e contribuir para o seu desenvolvimento, lembrar em todos os momentos e em todas as ocasiões os valores que unem a associação e certificar-se que em cada Cidade Comércio, a rede possa ser compartilhada de acordo com a sua cultura específica.

Cidades das Profissões: formar para o emprego

A Cidade das Profissões é um serviço de consultoria sediado na Rua das Flores, no Porto. Os seus objetivos prendem-se com a promoção de acesso à informação por parte de todos os cidadãos, a adoção de uma nova atitude e comportamento proativo perante a formação e emprego, aproximação de sistemas de ensino e de trabalho, promoção de uma cultura empreendedora nos jovens e realização de parcerias e alianças estratégicas.

O público-alvo é diversificado, encontrando-se nele inserido desde indivíduos que procuram formação ou integração, a estágios ou projetos de voluntariado, até jovens que pretendam construir o seu próprio negócio de trabalho.

Para concretizar as metas, a organização “dinamiza mensalmente uma agenda de iniciativas de valorização profissional, designadamente workshops gratuitos sobre empregabilidade, empreendedorismo e aquisição de competências-chave”, vincula o Portal de Notícias do Porto.

As inscrições nas atividades, neste caso referentes ao mês de julho, podem ser feitas via registo online.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta