Penafiel: Novelas vai ter Centro de Transportes

Foto: Câmara Municipal de Penafiel

Zona da estação de comboios de Novelas, em Penafiel, vai contar com um novo terminal rodoviário.

O novo Centro de Transportes vai contar com um edifício de cerca de 16 mil metros quadrados e com sete cais interiores para autocarros, representando um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros. Vai ser construído tendo em conta a eficiência energética e sustentabilidade ambiental, “acrescido de espaços de espera com altos níveis de conforto e ainda de zonas de embarque (tomada e largada) de passageiros que, sendo cobertas, vão proteger as pessoas das condições atmosféricas nas entradas e saídas das viaturas”, indica um comunicado da autarquia.

O projeto prevê ainda postos para o carregamento de carros elétricos e zonas para o parqueamento coberto de bicicletas e trotinetes, incluindo dispositivos de carregamento para os modelos elétricos. Esta zona permite o acesso direto e coberto ao interior do edifício, sendo que estão ainda contemplados 11 lugares adicionais de parqueamento mais demorado para veículos de transporte coletivo no exterior.

Foto: Câmara Municipal de Penafiel

Neste espaço haverá, por isso, acesso aos transportes públicos por ferrovia, por autocarro e ainda por táxi/TVDE e manter-se-á a possibilidade de os veículos automóveis ligeiros de passageiros efectuarem o estacionamento gratuito durante o dia.

Desta forma, os cidadãos “podem assim articular os transportes por autocarro com as ligações de comboio, em horários coincidentes e retirando do centro da cidade os autocarros de passageiros”, refere ainda o documento.

Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, citado no comunicado, “este investimento é de uma importância vital para a rede de transportes do concelho de Penafiel, mas também para a região”. “Estamos perante um equipamento que vai trazer mais flexibilidade à rede de transportes, por comboio, autocarro ou veículos automóveis ligeiros de passageiros. Este Centro de Transportes permite criar verdadeiramente alternativas de mobilidade para o cidadão e utilizador da rede de transporte público e em simultâneo estabelecer uma maior e melhor ligação a partir de Penafiel para a área metropolitana do Porto e para diversos concelhos da região do Tâmega e Sousa”, acrescenta.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta