A celulite é uma alteração causada, sobretudo, pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando a pele com ondulações, retrações e nódulos, que se manifestam na pele tipo “casca de laranja”.
É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Sabe-se que, após instalada a celulite, é mais difícil de a eliminar ou corrigir.
É uma patologia muito mais frequente na mulher (oito em 10 mulheres tem celulite) do que nos homens, podendo ser qualificada em celulite leve, moderada e grave. As localizações anatómicas mais frequentes são em torno das coxas e nádegas, mas também aparecem nos seios, abdómen e braços.
Alguns autores referem que causas como o stress, o tabagismo a alimentação e hidratação desadequada e, sobretudo, o sedentarismo podem influenciar o aparecimento da celulite.
Cientificamente, de facto, existem vários fatores para uma pessoa, homem ou mulher, desenvolver celulite. O excesso de peso – é um fator determinante, mas principalmente nas mulheres, mesmo com o peso normal (ou abaixo do normal), pode apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular (uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor musculatura, mantendo o peso normal ou abaixo do normal).
Este excesso de gordura, associada à ação das hormonas das alterações da microcirculação (venosa e linfática), acabará formando celulite, mas também não é menos verdade se uma pessoa tem excesso de peso, se perder algum peso também poderá diminuir a celulite.
Sabe-se também que, nas mulheres, a celulite é mais frequente devido a alterações hormonais, surgindo frequentemente após ter estado grávida na pré e pós menopausa, mas também por existir normalmente mais gordura do que nos homens geralmente mais bem musculados.
Também a genética, a idade, o metabolismo mais lento nas mulheres, alimentação demasiadamente rica em hidratos de carbono e gorduras, não praticar desporto/exercício físico – o acompanhamento por um personal trainer (PT) poderá ajudar e aconselhar quais os exercícios que poderão ajudar a evitar a celulite.
Em conversa com a Dr.ª Dalila Antunes (fisioterapeuta) e com o Prof. Renato Ramos (PT), especialistas no aconselhamento, prevenção e tratamento de patologias, como por exemplo, a obesidade e a celulite, verifiquei que há vários tipos de tratamentos para evitar/corrigir e diminuir a celulite, mas todos associados a uma boa alimentação e a prática de exercitação física.
Passo a referir alguns:
- Drenagem linfática
Indicada para todos os graus de celulite, tem melhores resultados nos casos iniciais, sendo uma massagem voltada à melhora da circulação local e eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. É uma técnica de massagem manual que tem por objetivo estimular o sistema linfático, que é uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo.
Os principais benefícios são: a redução da retenção de líquidos, ativação da circulação sanguínea, a diminuição da celulite, o relaxamento corporal e ainda a sensação de bem-estar.
Esta técnica diminui a sensação de inchaço e, apesar de não reverter os casos mais avançados, pode efetivamente melhorar os sintomas.
A massagem modeladora atua tanto sobre o sistema linfático quanto sobre as placas de gordura. Estimula a eliminação de líquidos acumulados no corpo, atingindo camadas profundas da pele através de movimentos vigorosos e firmes. Traz benefícios evidentes para a circulação, melhora o metabolismo, combate a celulite e auxilia a eliminar as gorduras localizadas, nomeadamente nas coxas e nádegas.
A endermologia também chamada de endermoterapia é um tratamento não invasivo que usa um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos. É um tratamento estético efetuado por um fisioterapeuta ou esteticista, utilizado para eliminar a celulite e gordura localizada, especialmente no ventre, pernas e braços. Este tratamento tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea e eliminar a celulite observando-se, após o tratamento, uma pele com menos irregularidades e com melhor aparência.
- Radiofrequência
Este é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. Estimula a produção de colagénio, diminuindo as placas fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele com aspeto de “casca de laranja”. A radiofrequência emite uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura dissolvendo a gordura, não ocasionando qualquer malefício à pele. Este método, além de diminuir a celulite, também melhora muito a flacidez associada.
- Mesoterapia
A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos sob a pele. É maioritariamente usada em clínicas de estética e é realizada por médicos, fisioterapeutas, esteticistas com formação específica na área estética. Inclui a administração de fármacos por meio de múltiplas injeções intracutâneas, em determinadas zonas anatómicas, com o objetivo maior de tratar doenças e proporcionar a eliminação de sinais e/ou sintomas associados, tais como celulite.
- Cirurgia a Laser
No tratamento da celulite com laser, é aplicada anestesia local por meio de duas pequenas incisões, onde são inseridas cânulas com a fibra ótica do aparelho. Em seguida, o laser é aplicado, destruindo a gordura localizada e quebrando septos fibrosos que deixam a pele com aspeto irregular.
O procedimento também estimula a produção de colagénio, deixando a pele mais firme e com maior elasticidade. Todo o processo leva cerca de uma hora e meia. O tratamento é invasivo, podendo ser doloroso e ocasionar hematomas.
- Carboxiterapia
Apesar de recomendada em algumas clínicas de estética para todos os tipos de celulite, é um tratamento controverso para alguns autores, devido à existência de poucos estudos que duvidam da sua eficácia e segurança.
- Ultrassom com lipolíticos / Ultrassom estético
O efeito mecânico e/ou térmico do ultrassom estético lipolítico tem sido bastante usado no combate à celulite e à gordura localizada.
O ultrassom pode ser usado para tratar a celulite, quando combinado com outras tecnologias. Quando aplicado estimula a destruição da ligação das gorduras e promove a microcoagulação dos tecidos e consequente estímulo do colagénio. Pode ser utilizado tanto no tratamento de gordura localizada, na celulite e na diminuição da flacidez e perda de firmeza.
- Gesso liporredutor
O gesso liporredutor é uma mistura de substâncias que endurecem quando aplicadas sobre a pele, promovendo aquecimento, vasodilatação e melhor penetração de princípios ativos, como a cafeína, sobre a pele. Por não haver comprovação científica da sua eficácia este tratamento não parece ser muito utilizado.
- Criolipólise
Desenvolvido por investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, utiliza baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. As células de gordura (adipócitos) são congeladas e destruídas.
- Cirurgia Plástica
Essa é uma técnica cirúrgica utilizada para corrigir alterações do relevo da pele, como cicatrizes, acne, rugas profundas, celulite moderada ou de grau avançado que deformam a pele. O tratamento é invasivo e pode ser doloroso e ter alguns riscos.
A lipocavitação é um tratamento estético que utiliza o ultrassom para reduzir a gordura localizada em qualquer área do corpo que tenha excesso de gordura. Segundo alguns autores, este tratamento não possui estudos suficientes para comprovação científica da sua eficácia.
- Acoustic wave therapy (AWT)
Esta é uma tecnologia muito estudada em diversas áreas da medicina. A força das ondas acústicas pressiona e destrói as fibras da celulite, mesmo as mais graves, e facilitando a drenagem linfática local e estimulando os músculos.
- Corrente Russa
A corrente russa não esta indicada no tratamento da celulite, sendo um estímulo elétrico utilizado essencialmente para produzir uma contração muscular no local em que ele é aplicado. Tem importante indicação na flacidez muscular.
Melhora o tónus muscular e a flacidez da pele e estimula a circulação sanguínea venosa e linfática e ainda a melhora a oxigenação celular. Esteticamente pode ser usada para promover maior tonicidade muscular.
- Outros:
Cremes anti-celulite: há vários no mercado, mas alguns autores questionam a sua eficácia.
Cintas plásticas: tem-se questionado se há estudos capazes de confirmar a sua eficácia.
Chá verde, chá-mate e diversas outras composições: alguns melhoram a microcirculação e estimulam a produção de colagénio, diminuindo a celulite.
Para finalizar, lembre-se que, para além dos diversos tratamentos que poderão fazer, é essencial evitar o sedentarismo, a má alimentação e a dieta rica em gorduras. Consumir líquidos em abundância, nomeadamente, água e sumos naturais e fazer desporto/exercício físico e, se é obeso, ou com celulite beneficiária, tratar-se com um PT e com um fisioterapeuta, ou com um profissional habilitado em tratamentos de estética.