EXPLICA SAÚDE: Salvar vidas!?

José Ramos, 70 anos, Médico de Família

Hoje vamos abordar o que fazer em caso de encontrar uma vítima inconsciente e saber como a posicionar enquanto aguarda ajuda.

  1. Em primeiro lugar avaliar as condições de segurança onde se encontra a vítima.
  2. Avaliar o estado de consciência – Se fala, se tem os olhos abertos, ou se está inconsciente – se responde ou não aos estímulos que se faz. Fale em voz alta (a vítima pode ser surda e/ou invisual).
  3. No caso de não responder deve-se, de imediato, pedir ajuda e fazer extensão da cabeça e ainda simultaneamente elevar a boca.
  4. Avaliar se o doente respira e se mantém a circulação (solicitar ajuda urgente – ligue ou peça a alguém para ligar o número 112).
  5. Se o doente respira e mantém a circulação, colocá-lo em posição lateral de segurança e ficar junto ao doente (ver abaixo como deve posicionar a vítima).
  6. Observe a boca e retire algum corpo estranho que possa existir, nomeadamente próteses dentárias. Caso o doente não respire, tape com uma das mãos o nariz do paciente e sopre na boca até observar a caixa torácica se elevar ou faça insuflação.
  7. Caso não haja circulação, iniciar, de imediato, compressões torácicas (é uma técnica que visa garantir a oxigenação dos órgãos quando existe paragem cardiorrespiratória e, assim, bombear o sangue para manter vivo o cérebro, o coração e os pulmões) com um ritmo de cerca de 100 compressões por minuto (a cada 30 poderá fazer 2 insuflações e ou sopro bucal).

A posição lateral de segurança (PLS) – e a sua aplicação – é indispensável nos primeiros socorros, devendo ser utilizada sempre que a pessoa está inconsciente, mas continua a respirar e não apresenta qualquer problema que possa colocar a vida em risco. Excetuando os casos de suspeita de fratura da coluna, nomeadamente da cervical, não existe contra-indicação, pois nesta posição as vias aéreas ficam desimpedidas, garantindo que a queda da língua não impede a passagem de ar para os pulmões (por exemplo, pode existir algum corpo estranho, líquidos, aspiração de vómitos, etc. que podem obstruir as vias aéreas).

Para colocarmos o doente em PLS correta, segundo fontes do INEM, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Ajoelhe-se e alinhe o corpo da vítima, que deve ficar com os braços estendidos ao longo do corpo. (Retire óculos e objetos volumosos dos bolsos).
  2. Coloque o braço da vítima que está junto a si dobrado, com a palma da mão virada para cima e ao nível da cabeça.
  3. Permaneça onde está e pegue na outra mão da vítima. Dobre-lhe o braço por forma a cruzar o peito e a colocar as costas da mão na face da vítima do seu lado. Após este movimento, segure do lado oposto ao seu a perna da vítima na zona do joelho, levante-a e dobre-a.
  4. Utilize a perna dobrada para ajudar a rolar a vítima para o seu lado. Durante este movimento mantenha uma mão a apoiar a cabeça da vítima enquanto a faz rolar.
  5. Certifique-se que a vítima está a respirar e que tem mantida a circulação.

*** Em nenhum caso abandone a vítima (apenas se necessário para ir chamar ajuda/ligar para o 112) e avalie-a regularmente para assegurar que não há agravamento do seu estado clínico, mantendo as compressões enquanto não chegar a ajuda.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta