A cidade do Porto recebeu mais uma edição do Portugal Fashion, de 19 a 21 de outubro.
A 41ª edição foi celebrada em quatro locais emblemáticos da Invicta: Museu do Carro Elétrico, Alfândega do Porto, Antigo Matadouro Industrial do Porto e Cais Novo (Museu do Vinho do Porto).
Ao longo de três dias, vários foram os desfiles de pronto-a-vestir, alta costura, alfaiataria e calçado, que ditaram as próximas tendências primavera/verão 2018. O cartaz trouxe também ao Porto criações de jovens designers à plataforma BLOOM, que decorreu na quinta feira, dia 19 de outubro, no Museu do Carro Elétrico. No monumento situado junto ao rio Douro, num ambiente industrial, entre carruagens, seis escolas de moda do Porto e outros jovens criadores, entre os quais, Inês Torcato, Beatriz Bettencourt e David Catalán mostraram o seu jovem talento.
Na sexta feira, dia 20 de outubro, as atenções focaram-se na Alfândega do Porto, onde ao longo do dia, desfilaram as criações de Carla Pontes, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Júlio Torcato, Diogo Miranda, Hugo Costa, Anabela Baldaque e Miguel Vieira.
No sábado, o último dia do evento, Katty Xiomara escolheu o Antigo Matadouro Industrial do Porto para apresentar a sua coleção romântica, inspirada na cidade de Miami dos anos 60. Seguiu-se Luis Buchinho, no Cais Novo (no Museu do Vinho do Porto), onde mostrou uma linha mais desportiva para o próximo verão.
Na tarde de sábado, os desfiles regressaram ao edifício da Alfândega, com as criações de Nuno Baltazar, Pé de Chumbo, Micaela Oliveira e Ana Sousa, que encerrou a passagem do Portugal Fashion pelo Porto.
Moda e solidariedade de mãos dadas
À semelhança do que aconteceu nos desfiles de março deste ano, o Portugal Fashion e a Fundação Infantil Ronald McDonald voltaram a associar-se, desta vez, com a venda da boneca “Maria by Katty Xiomara”. A estilista vestiu a boneca Maria, da coleção solidária da Fundação Infantil Ronald McDonald, com a réplica de uma peça da sua coleção outono/inverno 2017-18 – apresentada no 40.º Portugal Fashion, em março.
As verbas angariadas servirão para ajudar a Fundação, através dos seus principais programas, a receberem gratuitamente mais famílias com crianças em tratamento hospitalar.
Em Portugal, existem duas Casas Ronald McDonald, uma em Lisboa (desde 2008) e outra no Porto (desde 2013), que já acolheram, no total, cerca de 1700 famílias de diferentes pontos do país. A Fundação abriu também, em junho de 2017, o primeiro Espaço Infantil Ronald McDonald em Portugal (no Hospital de Santa Maria, em Lisboa), que já recebeu mais de 60 famílias.
O Portugal Fashion é um projeto da ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários) e da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e voltou, assim, a espalhar o espírito da moda pelo Porto, após a sua última passagem pelo norte, em março.
Cláudia Magalhães e Ana Regina Ramos