Póvoa de Varzim intervém nas colónias de gatos para esterilização

O município da Póvoa de Varzim iniciou a intervenção nas colónias de gatos da região através de um programa de Captura-Esterilização-Devolução (CED).

O programa iniciou-se com a intervenção numa colónia de gatos em Aver-o-Mar que se encontrava descontrolada e apresentava um número significativo de animais. Os gatos foram, então, transportados com recurso a jaulas de captura, encaminhados para esterilização e, após recobro, devolvidos ao meio, tendo sido verificada, previamente à integração na colónia, a sua aptidão.

Os animais capturados e esterilizados foram registados, de forma a ser possível caracterizar a colónia e fazer o acompanhamento, e também marcados com um pequeno corte na orelha esquerda.

Esta intervenção, realizada através dos serviços médico-veterinários do concelho e no âmbito do protocolo estabelecido com A Cerca (abrigo de animais abandonados do concelho), será estendida, segundo afirma a câmara no site, “a outras colónias identificadas no concelho”.

O objetivo do programa é atingir as “colónias de gatos errantes que se encontram descontroladas”, de forma a haver uma ferramenta de gestão, já que podem “pôr em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens”.

Ainda neste âmbito, a autarquia está a elaborar um manual de boas práticas com identificação dos requisitos que devem ser verificados pelos zeladores de colónias de gatos, com vista a garantir as boas condições e um acompanhamento próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!