Penafiel garante transporte até ao Porto a mulheres rastreadas ao cancro de mama

O município de Penafiel assinou um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro com vista a garantir o transporte gratuito até ao Porto a mulheres do concelho rastreadas ao cancro de mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade.

Neste sentido, a Câmara Municipal vai disponibilizar, em articulação com o ACES Vale Sousa Sul, transporte com cerca de 400 lugares para todas as mulheres que fazem parte da área de abrangência das unidades funcionais do concelho e realizar as viagens de ida e volta até à sede do núcleo regional do norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto, onde são efetuadas as consultas. Já a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem o dever de cumprir com as consultas médicas agendadas, disponibilizando todos os meios para a atividade necessária no seguimento dessas consultas.

O objetivo é, então, contribuir para a prevenção e para o despiste da doença. Segundo refere um comunicado da autarquia, atualmente, surgem seis mil novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia quatro mulheres com esta doença.

A celebração do contrato surge no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro de Mama, levado a cabo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte no ACES Tâmega II Vale Sousa Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!