Até 9 de fevereiro, todos os empreendedores com projetos que tenham um impacto significativo na economia do mar podem inscrever-se no concurso de empreendedorismo BluAct, que vai ser apresentado pela Câmara Municipal de Matosinhos na próxima segunda-feira.
Este concurso “pretende estimular a economia azul de forma sustentável” e quer reunir projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio ou empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, refere um comunicado.
Os projetos podem inserir-se nas mais diversas áreas ou setores (turismo, indústria, investigação, formação, desporto, moda, entre outras).
Faz ainda parte deste concurso a realização de um programa de aceleração para os três vencedores, ao qual se segue a incubação, durante um ano, no UPTEC Mar. É ainda previsto um prémio extra para a ideia de negócio que tenha como enfoque a redução de plástico.
Após a fase de apresentação de candidaturas, serão selecionadas as 10 melhores ideias. O processo terminará a 2 de março, com o anúncio dos três melhores projetos.
Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa que envolve também Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).
As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário online.
A apresentação pública, que vai decorrer pelas 12 horas, no UPTEC Mar, em Leça da Palmeira, vai contar com a presença de Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e de alguns parceiros estratégicos do projeto.