Covid-19: Acedam aqui a algumas linhas de apoio nas diferentes áreas

(Em atualização) A nível nacional têm vindo a ser criadas diferentes linhas telefónicas de apoio nas mais variadas áreas, face à pandemia causada pelo Covid-19. O Jornal Referência deixa aqui a lista de algumas delas.

Saúde

  • SNS 24 – 808 24 24 24

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) aconselha a contactar esta linha telefónica caso apresente estes sintomas: febre (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse e dificuldade respiratória (ex: falta de ar).

O site do SNS24 dispõe também de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.

Esta linha também fornece aconselhamento psicológico a utentes e profissionais de saúde no âmbito desta pandemia.

É possível contactar este serviço também através de e-mail (atendimento@SNS24.gov.pt) ou do site.

Para contribuir com equipamentos, serviços ou outros apoios específicos, através de uma instituição, empresa ou a título individual, existe um formulário neste site.

  • ARS Norte – 220 411 190

Para complementar o serviço de rastreio prestado pela linha SNS 24, a Administração Regional de Saúde (ARS) Norte também criou uma linha telefónica, que se destina à população da região norte que sinta febre, tosse ou falta de ar.

A nível de apoio psicológico, a ARS Norte criou outra linha como uma resposta complementar a outras linhas telefónicas existentes, a nível local e a nível nacional. O objetivo é prestar apoio psicológico aos profissionais da ARSN e à população da região norte do país. A linha vai funcionar de segunda a sexta-feira, dias úteis, entre as 8 e as 20 horas – 22 04 11 200

  • Ordem dos Enfermeiros – 21 3 815 556

Foi criada a Linha de Apoio à Saúde Mental da Ordem dos Enfermeiros, um serviço gratuito de enfermeiros para enfermeiros, que vai estar disponível durante a pandemia vai funcionar nos dias úteis, entre as 9 e as 18 horas

  • Linha SOS Voz Amiga – 213 544 545

A SOS Voz Amiga é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio. O anonimato é garantido.

A linha funciona diariamente das 16 às 24 horas.

912 802 669 | 963 524 660

  • Linha Vida SOS Droga – 1414

A Linha Vida SOS Droga, que pretende responder a questões relacionadas com comportamentos aditivos e dependências em geral, está a dar resposta a dúvidas que surjam dentro destes temas e, de modo mais particular, às que incluam questões sobre o Covid-19, refere o SNS. É um serviço de apoio, aconselhamento e informação, que funciona de forma anónima, gratuita e confidencial.

A linha do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

O aconselhamento pode também ser feito por e-mail: 1414@sicad.min-saude.pt

  • Linha de Apoio a Diabéticos – 302 051 685

Linha gratuita, em funcionamento todos os dias, entre as 8 e as 22 horas.

  • Linha Oncológica Covid-19 – 800 919 232

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) criou uma linha telefónica gratuita para apoiar os doentes oncológicos durante esta pandemia, com a Linha Oncológica Covid-19. Os doentes oncológicos residentes na região norte do país durante este período de isolamento podem ligar para o número em questão, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

A linha pretende dar respostas às dúvidas de âmbito técnico e científico, de apoio social, jurídico e podem ainda ser solicitados os serviços de apoio disponíveis: Apoio social e económico; Serviço de entrega de refeições; Consultas de psico-oncologia, via telefone; Compra e entrega de medicamentos de farmácia; Entrega de medicamentos hospitalares; Compra e entrega de bens alimentares;

Pode ainda ser contactado o e-mail: apoiooncologiconorte@ligacontracancro.pt

  • Diretório Centros de Saúde

Existe um site que reúne os contactos de todos os centros de saúde a nível nacional.

  • Linha de Assistência Farmacêutica – 1400

A Associação Nacional de Farmácias criou uma linha telefónica, com funcionamento diário de 24 horas, que assegura o encaminhamento dos utentes para a Farmácia de Serviço e a total acessibilidade ao medicamento por parte da população.

Informação oficial sobre o Covid-19

Para esclarecimentos acerca das medidas adotadas a nível nacional, nas diferentes áreas, o Governo criou este site.

Vítimas de violência doméstica

  • Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, pode enviar uma mensagem para a Linha SMS 3060 (gratuita e confidencial) ou ligar 800 202 148. É uma linha gratuita, que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia.
  • Há ainda um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: violencia.covid@cig.gov.pt
  • É possível também denunciar situações destas através da Linha da APAV: 116 006
  • Para crianças em perigo, decorrentes destes casos, pode ser contactado o número SOS Criança: 116 11
  • Caso a vida esteja em perigo, o número a contactar é o 112
  • As situações de violência doméstica podem também ser participadas à GNR, à PSP e directamente no Portal Queixa Eletrónica

Vítimas de tráfico de seres humanos

  • Equipa multidisciplinar do Norte: sostshnorte@gmail.com | 91 865 41 01;
  • Equipa Nacional:  964 608 288

Forças de segurança

  • GNR – covid19@gnr.pt

A GNR tem em funcionamento uma linha de atendimento ao cidadão para questões relacionadas com o Covid-19, através do correio eletrónico. Pode ainda ser contactado o Posto da GNR mais próximo da área de residência.

  • Contacto da PSP

contacto@psp.pt | 21 811 1000 (24 horas)

  • Contactos Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)

covid19@prociv.pt | 21 416 51 40

Social

  • Dúvidas sobre assistência à família, subsídio de doença e quarentena

300 502 502

  • Linha de apoio para as famílias da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

Contactos: 213 555 193 | info@sptf.pt

Horário de atendimento: dias úteis, das 10 às 18 horas

A chamada não terá um custo adicional

O objetivo é ajudar as famílias, que estão em isolamento, a resolver conflitos que possam surgir.

  • Para situações de emergência social

Linha Nacional de Emergência Social – 144

Empresas

  • A Associação Empresarial de Portugal (AEP)

808 22 19 19 | info.coronavirus@aeportugal.pt

  • Apoio do IAPMEI a empresas e empresários
  1. info@iapmei.pt
  2. Aveiro: 234 302 450
  3. Braga: 253 206 600
  4. Bragança: 273 300 000
  5. Guarda: 271 220 840
  6. Porto: 226 152 000
  7. Viseu: 232 483 440
  • Turismo de Portugal

Gabinete de Apoio ao Empresário: apoioaoempresario@turismodeportugal.pt

  1. 808 209 209
  2. info@turismodeportugal.pt
  3. 211 140 200
  • Linha de apoio a agentes turísticos do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo

Chamada gratuita

Agentes turísticos podem receber informações e esclarecer dúvidas

Disponível até ao final do mês de maio de 2020

Horário de atendimento: dias úteis, das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas

Contactos: 226 097 060 | 226 065 052 | apoio@ipdt.pt

Linha de apoio da Federação Nacional das Associações Juvenis – 917 843 404

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), através de uma linha telefónica direta e de um e-mail (geral@fnaj.pt), esclarece sobre algumas questões relacionadas com as medidas a que os dirigentes associativos podem recorrer para minimizar os impactos negativos na sua organização e receber apoio sempre que tenham dúvidas sobre a sua aplicação.

Linha de apoio da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – 215 953 578

A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) disponibiliza uma linha telefónica para esclarecer dúvidas laborais a empregadores ou trabalhadores relativas à situação Covid-19.

A linha está disponível de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 16h30, e o contacto também pode ser feito através de e-mail: dgert@dgert.mtsss.pt

Linhas de apoio para portugueses em viagem e estrangeiros

  • Linha de emergência aos portugueses em viagem (disponível todos os dias úteis, das 9 às 22 horas)

217 929 755 | covid19@mne.pt

  • Emergência consular (disponível 24 horas por dia, sete dias por semana)

961 706 472 | 217 929 714 | gec@mne.pt

  • Contactos Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

covid19@sef.pt | 21 423 62 15

  • Apoio do Alto Comissariado para as Migrações
  1. 808 257 257 (de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas)
  2. 218 106 191 (de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas)
  3. informações@acm.gov.pt
  4. cnaim.norte@acm.gov.pt
  5. site

Linha Somos Todos Digitais – 800 100 555

A Linha Somos Todos Digitais é uma iniciativa do programa INCoDe.2030, em conjunto com várias entidades, lançada com o objetivo de ajudar a população portuguesa, sobretudo a que detém menos competências digitais, para que possa lidar melhor com a situação de isolamento social.

Através deste apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior, é possível solicitar ajuda junto de equipas de mentores voluntários, aptos a apoiar de forma imediata e continuada, todas as pessoas com acesso à Internet que tenham maior dificuldade em utilizar as tecnologias digitais, com particular destaque para as aplicações que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância.

Jornalistas – 926 562 085

O Centro de Trauma, do Centro de Estudos Sociais, disponibiliza atendimento prestado por psicólogos e psiquiatras destinado a jornalistas.

O apoio funciona diariamente, entre as 10 e as 22 horas, por telefone ou por Skype, após solicitação prévia por e-mail, que também pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas: centrodetraumasos@gmail.com

Contactos de apoio de alguns serviços

  • Linha de Contacto Cidadão

300 003 990 | info.cidadao@ama.pt

  • Linha de Contacto Empresas 

300 003 980 | info.empresa@ama.pt

  • Apoio questões gerais do Ministério da Justiça

800 910 220 | covid19@sg.mj.pt

  • Apoio sobre Funcionamento dos Tribunais

217 906 200 | dgaj.justica.gov.pt

  • Apoio sobre Registos e Notariado

211 950 500 | https://irn.justica.gov.pt/

  • Apoio do Ministério da Cultura

covid19@mc.gov.pt | http://www.culturacovid19.gov.pt/

  • Apoio da Autoridade de Mobilidade e Transportes
  1. covid-19@amt-autoridade.pt
  2. 211 025 870 (das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira)
  3. site
  • Apoio do Instituto de Mobilidade e Transportes
  1. site
  2. Linha Azul do IMT: 808 20 12 12
  3. site para motoristas profissionais
  • Agência Portuguesa do Ambiente

SILiAmb e Resíduos Centro de contacto 21 019 23 27 | site

  • Agricultura

agricultura.covid19@ma.gov.pt

  • Autoridade Tributária e Aduaneira

e-Balcão (Portal das Finanças) | 217 206 707

  • Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE):

Lançou um serviço gratuito com o objetivo de prestar apoio a todos os cidadãos que, neste período conturbado de elevada produção legislativa e correspondente dificuldade de interpretação, procurem resposta para as suas dúvidas de âmbito jurídico.

O cidadão envia a sua questão através de formulário próprio disponibilizado no portal da OSAE

Forças Armadas

  • Atendimento para esclarecimentos sobre a suspensão do Dia da Defesa Nacional

213 804 200 | covid19@defesa.pt

  • Linha de atendimento dos Centros do Dia da Defesa Nacional

Centro de Divulgação de Braga/Póvoa de Varzim – 919305758 | Centro de Divulgação do Porto/Gaia – 919315840

  • Linha de Apoio Covid-19 Forças Armadas para esclarecimento de dúvidas e triagem e para apoio psicológico

910648111 | 213043400

  • Canal das Forças Armadas para esclarecimento de dúvidas e triagem e para apoio psicológico

site

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!