(Em atualização) A nível nacional têm vindo a ser criadas diferentes linhas telefónicas de apoio nas mais variadas áreas, face à pandemia causada pelo Covid-19. O Jornal Referência deixa aqui a lista de algumas delas.
Saúde
- SNS 24 – 808 24 24 24
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) aconselha a contactar esta linha telefónica caso apresente estes sintomas: febre (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse e dificuldade respiratória (ex: falta de ar).
O site do SNS24 dispõe também de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.
Esta linha também fornece aconselhamento psicológico a utentes e profissionais de saúde no âmbito desta pandemia.
É possível contactar este serviço também através de e-mail (atendimento@SNS24.gov.pt) ou do site.
Para contribuir com equipamentos, serviços ou outros apoios específicos, através de uma instituição, empresa ou a título individual, existe um formulário neste site.
- ARS Norte – 220 411 190
Para complementar o serviço de rastreio prestado pela linha SNS 24, a Administração Regional de Saúde (ARS) Norte também criou uma linha telefónica, que se destina à população da região norte que sinta febre, tosse ou falta de ar.
A nível de apoio psicológico, a ARS Norte criou outra linha como uma resposta complementar a outras linhas telefónicas existentes, a nível local e a nível nacional. O objetivo é prestar apoio psicológico aos profissionais da ARSN e à população da região norte do país. A linha vai funcionar de segunda a sexta-feira, dias úteis, entre as 8 e as 20 horas – 22 04 11 200
- Ordem dos Enfermeiros – 21 3 815 556
Foi criada a Linha de Apoio à Saúde Mental da Ordem dos Enfermeiros, um serviço gratuito de enfermeiros para enfermeiros, que vai estar disponível durante a pandemia vai funcionar nos dias úteis, entre as 9 e as 18 horas
- Linha SOS Voz Amiga – 213 544 545
A SOS Voz Amiga é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio. O anonimato é garantido.
A linha funciona diariamente das 16 às 24 horas.
912 802 669 | 963 524 660
- Linha Vida SOS Droga – 1414
A Linha Vida SOS Droga, que pretende responder a questões relacionadas com comportamentos aditivos e dependências em geral, está a dar resposta a dúvidas que surjam dentro destes temas e, de modo mais particular, às que incluam questões sobre o Covid-19, refere o SNS. É um serviço de apoio, aconselhamento e informação, que funciona de forma anónima, gratuita e confidencial.
A linha do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.
O aconselhamento pode também ser feito por e-mail: 1414@sicad.min-saude.pt
- Linha de Apoio a Diabéticos – 302 051 685
Linha gratuita, em funcionamento todos os dias, entre as 8 e as 22 horas.
- Linha Oncológica Covid-19 – 800 919 232
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) criou uma linha telefónica gratuita para apoiar os doentes oncológicos durante esta pandemia, com a Linha Oncológica Covid-19. Os doentes oncológicos residentes na região norte do país durante este período de isolamento podem ligar para o número em questão, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
A linha pretende dar respostas às dúvidas de âmbito técnico e científico, de apoio social, jurídico e podem ainda ser solicitados os serviços de apoio disponíveis: Apoio social e económico; Serviço de entrega de refeições; Consultas de psico-oncologia, via telefone; Compra e entrega de medicamentos de farmácia; Entrega de medicamentos hospitalares; Compra e entrega de bens alimentares;
Pode ainda ser contactado o e-mail: apoiooncologiconorte@ligacontracancro.pt
- Diretório Centros de Saúde
Existe um site que reúne os contactos de todos os centros de saúde a nível nacional.
- Linha de Assistência Farmacêutica – 1400
A Associação Nacional de Farmácias criou uma linha telefónica, com funcionamento diário de 24 horas, que assegura o encaminhamento dos utentes para a Farmácia de Serviço e a total acessibilidade ao medicamento por parte da população.
Informação oficial sobre o Covid-19
Para esclarecimentos acerca das medidas adotadas a nível nacional, nas diferentes áreas, o Governo criou este site.
Vítimas de violência doméstica
- Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, pode enviar uma mensagem para a Linha SMS 3060 (gratuita e confidencial) ou ligar 800 202 148. É uma linha gratuita, que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia.
- Há ainda um serviço de correio eletrónico para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional: violencia.covid@cig.gov.pt
- É possível também denunciar situações destas através da Linha da APAV: 116 006
- Para crianças em perigo, decorrentes destes casos, pode ser contactado o número SOS Criança: 116 11
- Caso a vida esteja em perigo, o número a contactar é o 112
- As situações de violência doméstica podem também ser participadas à GNR, à PSP e directamente no Portal Queixa Eletrónica
Vítimas de tráfico de seres humanos
- Equipa multidisciplinar do Norte: sostshnorte@gmail.com | 91 865 41 01;
- Equipa Nacional: 964 608 288
Forças de segurança
- GNR – covid19@gnr.pt
A GNR tem em funcionamento uma linha de atendimento ao cidadão para questões relacionadas com o Covid-19, através do correio eletrónico. Pode ainda ser contactado o Posto da GNR mais próximo da área de residência.
- Contacto da PSP
contacto@psp.pt | 21 811 1000 (24 horas)
- Contactos Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)
covid19@prociv.pt | 21 416 51 40
Social
- Dúvidas sobre assistência à família, subsídio de doença e quarentena
300 502 502
- Linha de apoio para as famílias da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
Contactos: 213 555 193 | info@sptf.pt
Horário de atendimento: dias úteis, das 10 às 18 horas
A chamada não terá um custo adicional
O objetivo é ajudar as famílias, que estão em isolamento, a resolver conflitos que possam surgir.
- Para situações de emergência social
Linha Nacional de Emergência Social – 144
Empresas
- A Associação Empresarial de Portugal (AEP)
808 22 19 19 | info.coronavirus@aeportugal.pt
- Apoio do IAPMEI a empresas e empresários
- info@iapmei.pt
- Aveiro: 234 302 450
- Braga: 253 206 600
- Bragança: 273 300 000
- Guarda: 271 220 840
- Porto: 226 152 000
- Viseu: 232 483 440
- Turismo de Portugal
Gabinete de Apoio ao Empresário: apoioaoempresario@turismodeportugal.pt
- 808 209 209
- info@turismodeportugal.pt
- 211 140 200
- Linha de apoio a agentes turísticos do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo
Chamada gratuita
Agentes turísticos podem receber informações e esclarecer dúvidas
Disponível até ao final do mês de maio de 2020
Horário de atendimento: dias úteis, das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas
Contactos: 226 097 060 | 226 065 052 | apoio@ipdt.pt
Linha de apoio da Federação Nacional das Associações Juvenis – 917 843 404
A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), através de uma linha telefónica direta e de um e-mail (geral@fnaj.pt), esclarece sobre algumas questões relacionadas com as medidas a que os dirigentes associativos podem recorrer para minimizar os impactos negativos na sua organização e receber apoio sempre que tenham dúvidas sobre a sua aplicação.
Linha de apoio da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – 215 953 578
A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) disponibiliza uma linha telefónica para esclarecer dúvidas laborais a empregadores ou trabalhadores relativas à situação Covid-19.
A linha está disponível de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 16h30, e o contacto também pode ser feito através de e-mail: dgert@dgert.mtsss.pt
Linhas de apoio para portugueses em viagem e estrangeiros
- Linha de emergência aos portugueses em viagem (disponível todos os dias úteis, das 9 às 22 horas)
217 929 755 | covid19@mne.pt
- Emergência consular (disponível 24 horas por dia, sete dias por semana)
961 706 472 | 217 929 714 | gec@mne.pt
- Contactos Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
covid19@sef.pt | 21 423 62 15
- Apoio do Alto Comissariado para as Migrações
- 808 257 257 (de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas)
- 218 106 191 (de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas)
- informações@acm.gov.pt
- cnaim.norte@acm.gov.pt
- site
Linha Somos Todos Digitais – 800 100 555
A Linha Somos Todos Digitais é uma iniciativa do programa INCoDe.2030, em conjunto com várias entidades, lançada com o objetivo de ajudar a população portuguesa, sobretudo a que detém menos competências digitais, para que possa lidar melhor com a situação de isolamento social.
Através deste apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior, é possível solicitar ajuda junto de equipas de mentores voluntários, aptos a apoiar de forma imediata e continuada, todas as pessoas com acesso à Internet que tenham maior dificuldade em utilizar as tecnologias digitais, com particular destaque para as aplicações que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância.
Jornalistas – 926 562 085
O Centro de Trauma, do Centro de Estudos Sociais, disponibiliza atendimento prestado por psicólogos e psiquiatras destinado a jornalistas.
O apoio funciona diariamente, entre as 10 e as 22 horas, por telefone ou por Skype, após solicitação prévia por e-mail, que também pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas: centrodetraumasos@gmail.com
Contactos de apoio de alguns serviços
- Linha de Contacto Cidadão
300 003 990 | info.cidadao@ama.pt
- Linha de Contacto Empresas
300 003 980 | info.empresa@ama.pt
- Apoio questões gerais do Ministério da Justiça
800 910 220 | covid19@sg.mj.pt
- Apoio sobre Funcionamento dos Tribunais
217 906 200 | dgaj.justica.gov.pt
- Apoio sobre Registos e Notariado
211 950 500 | https://irn.justica.gov.pt/
- Apoio do Ministério da Cultura
covid19@mc.gov.pt | http://www.culturacovid19.gov.pt/
- Apoio da Autoridade de Mobilidade e Transportes
- covid-19@amt-autoridade.pt
- 211 025 870 (das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira)
- site
- Apoio do Instituto de Mobilidade e Transportes
- site
- Linha Azul do IMT: 808 20 12 12
- site para motoristas profissionais
- Agência Portuguesa do Ambiente
SILiAmb e Resíduos Centro de contacto 21 019 23 27 | site
- Agricultura
agricultura.covid19@ma.gov.pt
- Autoridade Tributária e Aduaneira
e-Balcão (Portal das Finanças) | 217 206 707
- Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE):
Lançou um serviço gratuito com o objetivo de prestar apoio a todos os cidadãos que, neste período conturbado de elevada produção legislativa e correspondente dificuldade de interpretação, procurem resposta para as suas dúvidas de âmbito jurídico.
O cidadão envia a sua questão através de formulário próprio disponibilizado no portal da OSAE
Forças Armadas
- Atendimento para esclarecimentos sobre a suspensão do Dia da Defesa Nacional
213 804 200 | covid19@defesa.pt
- Linha de atendimento dos Centros do Dia da Defesa Nacional
Centro de Divulgação de Braga/Póvoa de Varzim – 919305758 | Centro de Divulgação do Porto/Gaia – 919315840
- Linha de Apoio Covid-19 Forças Armadas para esclarecimento de dúvidas e triagem e para apoio psicológico
910648111 | 213043400
- Canal das Forças Armadas para esclarecimento de dúvidas e triagem e para apoio psicológico