O novo órgão consultivo municipal tomou posse na semana passada e integra 20 entidades e 20 personalidades com intervenção relevante no domínio da Cultura, que vão aconselhar a Câmara Municipal do Porto.
Na cerimónia de tomada de posse, os membros do novo Conselho Municipal de Cultura do Porto (CMCP) comprometeram-se a colaborar na articulação das estratégias culturais do município, nomeadamente, analisando programas e iniciativas ou propondo ações.
Nesta primeira reunião, foram analisadas também as prioridades e concretizações da política cultural implementada desde 2013, emitindo ainda considerações genéricas sobre desafios e oportunidades futuras. As reuniões do novo órgão vão ter periodicidade semestral.
A criação do CMCP foi decidida na reunião de Câmara de 27 de junho e tem como função pronunciar-se sobre as opções da autarquia para a área da Cultura, bem como promover “a definição de estratégias de cooperação entre as entidades nele envolvidas e com intervenção relevante e reconhecida no desenvolvimento cultural do concelho do Porto”, indica o portal de notícias Porto.
São 40 os conselheiros integrantes deste órgão, sendo 20 deles representantes de entidades e os outros 20 personalidades convidadas pelo presidente da Câmara, que faz também parte do CMCP, mas sem direito a voto, tal como o presidente da Assembleia Municipal, o diretor municipal de Cultura e Ciência e os administradores da futura empresa municipal Porto Cultura.
O mandato, não remunerado, tem a duração de quatro anos, mas cessa com o termo do mandato autárquico, por isso, a composição do CMCP poderá ou não sofrer alterações consoante a decisão do futuro executivo municipal, após as eleições de 1 de outubro deste ano.
O novo órgão é composto por representantes da: Academia Contemporânea do Espetáculo/Teatro do Bolhão, Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, Balleteatro Escola Profissional, Casa da Música, Coliseu do Porto, Conservatório de Música do Porto, Direção Regional de Cultura do Norte, Escola Artística Soares dos Reis, Escola de Artes da Universidade Católica, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Faculdades de Arquitetura, de Belas Artes, de Ciências e de Letras (todas da Universidade do Porto), fundações de Serralves e Manuel António da Mota, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Teatro de Marionetas do Porto e Teatro Nacional São João.
As personalidades designadas pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, para o Conselho são: Alexandra Balona, Alexandre Alves Costa, Ana Luísa Amaral, Carla Miranda, Catarina Miranda, Daniel Pires, Rui Lage, Gabriela Vaz-Pinheiro, Gonçalo Amorim, Joaquim Moreno, Joel Cleto, Luísa Sequeira, Manuel Cruz, Manuela Matos Monteiro, Miguel Guedes, Nuno Centeno, Paulo Vinhas, Regina Guimarães, Susana Ralha e Vânia Rodrigues.
Foto: Ana Regina Ramos