
O Metro do Porto irá crescer 5,7 quilómetros, em 2022, através da criação de uma nova linha, a linha rosa e do prolongamento da linha amarela. terá também mais sete novas estações.
A expansão da rede do metro foi anunciada pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, no início deste mês e as obras iniciar-se-ão entre abril e junho de 2019 e serão concluídas entre outubro e dezembro de 2022.
A criação da linha rosa, linha G da rede do Metro do Porto, irá fazer a ligação entre São Bento, Cordoaria/ Hospital Santo António, Galiza/ Centro Materno-Infantil e Casa da Música/Rotunda da Boavista.
O prolongamento da linha amarela visará a criação de três novas estações, num prazo de 270 dias, fazendo a ligação entre Santo Ovídio e Vila d’Este, servindo o Hospital de Gaia, através da criação de mais 3,2 quilómetros de rede.
A arquitetura e paisagismo das novas estações da linha rosa ficará a cargo dos arquitetos Eduardo Souto Moura e Siza Vieira.
O orçamento deste projeto está fixado nos 3,3 milhões de euros, 1,82 milhões de euros para a linha rosa e 1,47 milhões de euros para a linha amarela, e irá permitir servir, diariamente, mais de 33 mil pessoas.
Metro com mais espaço
A partir desta semana, o Metro do Porto conta com um “novo” veículo, nas linhas Amarela (Hospital de S. João – Santo Ovídio) e Violeta (Aeroporto), que possui uma maior capacidade.
A novidade encontra-se no facto dos bancos estarem encostados às laterais do veículo, o que faz parte de um projeto-piloto que vai durar três meses.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.