Transporte urbano gratuito vai ligar Chaves a Verín

Foto: Câmara Municipal de Chaves

A partir da próxima sexta-feira, as cidades transfronteiriças de Chaves e Verín (Espanha) vão estar ligadas por um transporte urbano gratuito. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira.

O serviço ocasional de Transporte Urbano Transfronteiriço Chaves-Verín (TUT) tem como objetivo “colocar à disposição dos eurocidadãos um serviço de transportes nos dias de maior necessidade de mobilidade transfronteiriça, nomeadamente nos dias de feira e principais eventos festivos dos dois municípios”, refere a autarquia em comunicado.

Os bilhetes podem ser solicitados online, através do site da Autoviação do Tâmega, podendo também ser adquiridos no início do serviço ou durante a paragem intermédia na sede da Eurocidade, caso haja disponibilidade de lugares.

Para o presidente da Eurocidade Chaves-Verín e autarca de Chaves, Nuno Vaz, este serviço de transporte gratuito vem dar resposta a uma necessidade identificada, no sentido de permitir que os cidadãos possam usufruir de um conjunto de iniciativas mais relevantes das duas cidades.

Trata-se, segundo o autarca, de um projeto-piloto que “vem resolver um problema de mobilidade, neste caso concreto entre os dois bairros da eurocidade, incrementando relações transfronteiriças, que são históricas e estão muito consolidadas, quer por razões comerciais, quer por razões afetivas”. “Estão assim a ser criadas condições para que esta relação transfronteiriça ganhe mais consistência e seja cada vez mais intensa”, continuou.

Com esta iniciativa pioneira na fronteira luso-espanhola, a Eurocidade Chaves-Verin, AECT, pretende calcular a afluência do transporte por parte dos eurocidadãos, até ao final do ano, com o objetivo de avaliar a viabilidade de uma futura linha regular de transporte entre as duas cidades.

Esta ação é desenvolvida no âmbito do projeto EUROCIDADE2020, aprovado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, com cofinanciamento FEDER.

Sigam-nos em:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta