Esposende vai dedicar o mês de março aos sabores do mar

Foto: Câmara Municipal de Esposende

Esposende vai dedicar o mês de março aos sabores do mar com a iniciativa “Março com Sabores do Mar”, que vai aliar a componente gastronómica a eventos de âmbito educacional, cultural e ambiental, contando com 39 restaurantes participantes. O Fim-de-Semana Gastronómico da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, que decorre desta sexta-feira até domingo, marca o arranque desta edição.

O evento foi apresentado esta quinta-feira e tem como objetivo “afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico” e “atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais”, refere um comunicado da autarquia.

Foto: Câmara Municipal de Esposende

Nesta 21ª. edição, participam 39 restaurantes, dos quais 15 aderem ao concurso “Sabores do Mar”, 21 pastelarias e dois produtores de vinhos, além dos parceiros Cooperativa Agrícola de Esposende, Lacticínios de Marinhas e Licores e cerveja artesanal.

Uma das novidades deste ano é a iniciativa multicultural “À mesa é que a(s) Gente(s) se entende(m)”, em que os imigrantes residentes no concelho são desafiados a confecionar pratos de peixe e marisco relacionados com as tradições gastronómicas dos seus países de origem. Outra das atividades é a iniciativa “À Descoberta dos cuscos: um ‘casamento’ (im)provável com o mar”, cruzando o peixe e o marisco com outros sabores da história e da cultura portuguesas.

Foto: Câmara Municipal de Esposende

O Espaço Aldeias de Mar vai receber ações de sensibilização e de formação e também Oficinas de Cozinha por diversos chefes. A 28 de março, vai decorrer a tertúlia “Salvar o planeta à mesa”, que vai abordar questões ligadas à pesca sustentável e ao combate do desperdício alimentar e, neste âmbito, vai ser também lançado um livro com o mesmo nome que reúne o conhecimento científico do biólogo Vasco Ferreira e algumas receitas do chefe de cozinha Emídio Almeida, tendo como base algumas espécies capturadas localmente, optando assim pelos produtos de proximidade e reduzindo a pegada ecológica.

As escolas do concelho vão acolher mais uma edição do concurso “Cantinas Escolares” e o “Fish Chef”, cuja final vai decorrer no Espaço Aldeias de Mar. Na Escola Básica de Apúlia, vai realizar-se o “Festival das Sopas” e, na Escola Profissional de Esposende, vai decorrer o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área de restauração e cozinha.

Foto: Câmara Municipal de Esposende

Durante o mês de março, o Centro de Informação Turística de Esposende vai acolher a mostra fotográfica intitulada “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”, alusiva aos 15 pratos que concorrem ao concurso gastronómico “Sabores do Mar”.

O centro urbano da cidade e os restaurantes aderentes vão contar com simbólicas representações de espécies marinhas dos rios e mar de Esposende.

Foto: Câmara Municipal de Esposende

A sessão pública de apresentação do evento contou com a presença da Academia de Dança/Centro de Estudos “Ás do Saber” e a Universidade Autodidata de Esposende. A Escola Profissional de Esposende deu a provar iguarias gastronómicas de peixe e marisco e a Pastelaria Rio Doce a “Catraia”.

O vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano, citado no comunicado, destacou ainda o projeto Minho Região Europeia da Gastronomia, promovido pelas Comunidades Intermunicipais Alto Minho, Cávado e Ave, que permitirá dar o tiro de partida à estratégia de promoção definida pelo município para se posicionar como destino gastronómico de peixe e marisco, com especial destaque, em 2020, para o robalo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta